ANÁLISE DO MERCHANDISIG E MENSAGEM SUBLIMINAR NO DESENHO BOB ESPONJA
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..122Palavras-chave:
meio de comunicação, merchandisingResumo
O meio de comunicação no veículo da televisão popularizou-se de tal forma a atingir as mais diversas classes sociais em todo mundo. O conteúdo apresentado consegue intervir no cotidiano social, não apenas como instrumento de lazer e cultura, mas como influência ideológica. Para perceber a influência da televisão no público infantil, foi escolhido para análise o desenho animado Bob Esponja. Carregado de uma ideologia massiva, com personagens divertidos e inseridos em histórias do cotidiano da sociedade atual, o desenho exibido em rede aberta diariamente, conquistou um público telespectador significativo. Também é verificado no desenho uma ambigüidade acerca da produção cultural midiática, porque ao mesmo tempo em que conscientiza, pode servir para a alienação, ou seja, pode confundir e servir para a escamoteação da realidade. Os episódios podem transmitir uma visão deformada do trabalho e da forma de vida dos personagens, levando a passividade crítica. Os artíficios usados para construir a influência ideológica do desenho se constroem na forma de merchandising. Nos episódios, o merchandising apresenta modelos de conduta a ser seguido. As mensagens subliminares também são encontradas no conteúdo e funcionam como simples mensagens que se instalam no subconsciente para serem ativadas no tempo certo.
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