Empreendedorismo internacional: um estudo de caso em um cluster internacionalizado
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v22i1.1016Palavras-chave:
Empreendedorismo Internacional. Clusters. Internacionalização. PMEs.Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar se a participação em clusters e o empreendedorismo internacional (EI) são prospectores da internacionalização de empresas. Utilizou-se do método de estudo de caso múltiplo exploratório e descritivo, os dados foram coletados por meio de pesquisa de campo, sendo aplicadas entrevistas semi-estruturadas em quatro pequenas e médias empresas (PMEs) do setor metal mecânico, participantes de um cluster. Os resultados evidenciaram que o EI, ocorre mediante a incidência das dimensões: oportunidades internacionais, redes de relacionamento, capacidade de inovar e desenvolvimento de recursos em maior intensidade nas empresas participantes do cluster em análise, caracterizando assim estas dimensões do EI como prospectoras de internacionalização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.