A MENSAGEM RADIOFÔNICA E SEUS EFEITOS DIFERENCIADOS NO COMPORTAMENTO DOS OUVINTES
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..100Palavras-chave:
Radiodifusão, Influência, ComportamentosResumo
As mídias, principalmente as mídias eletrônicas possuem forte poder de influenciar as pessoas, principalmente crianças e adolescentes, impulsionando-os para valores diferenciados dos valores e costumes morais. Este estudo, porém, objetiva compreender a influência da mensagem radiofônica em relação aos ouvintes, de modo que a mídia eletrônica captura a vontade dos ouvintes para que ele consuma uma falsa identidade, operando no desejo e, sobretudo, no inconsciente. Desta forma, por meio da pesquisa qualitativa, observou-se sistematicamente 05 jovens, os quais foram expostos às mídias eletrônicas e pode-se verificar a mudança comportamental em relação aos estímulos provocados. Conforme pode-se observar na análise dos resultados, todos os participantes afirmaram que o rádio é um meio de comunicação de massa de relevância e que o mesmo exerce influência, quando se direciona ao noticiário local, transmitindo informações de relevância para a sociedade. Porém, por se tratar de uma pesquisa de recepção, ao se questionar se o sujeito da pesquisa como ouvinte é influenciado pela mídia rádio, apenas 60% disseram que são influenciados por este meio de comunicação de massa. Desta forma, pode-se dizer que o sistema de radiodifusão, é um dos meios mais importantes que a sociedade possui para estar atualizado do que acontece em sua comunidade, por meio do rádio local e, sua tendência é a segmentação para públicos específicos.Downloads
Publicado
2012-04-11
Como Citar
Liscosky, F. C., & Geraldi, L. (2012). A MENSAGEM RADIOFÔNICA E SEUS EFEITOS DIFERENCIADOS NO COMPORTAMENTO DOS OUVINTES. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(2esp.), p. 102–117. https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp.100
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.