Eficiência das propagandas sonoras na arrecadação lotérica

Autores/as

  • Leonardo Scherer Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v20i1.914

Palabras clave:

Propaganda. Arrecadação. Lotérica

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi de avaliar a eficiência das propagandas sonoras na arrecadação lotérica. Trata-se de um estudo de caso, experimental e pode ser classificado como uma pesquisa de avaliação de resultados. Os dados foram coletados de forma primária e secundária. Primária, através da aplicação de 99 questionários, com cortes de maio a setembro de 2010, sendo analisados descritivamente observando um perfil para os clientes da empresa. Os dados secundários, dos relatórios fornecidos pela empresa, os quais foram analisados estatisticamente e comparados com os mesmos períodos dos anos 2008, onde a empresa não utilizava nenhum método de propaganda, 2009 quando a empresa começou a utilizar três métodos (carro de som, caixa de som na frente do estabelecimento e propaganda em rádio) e 2010, que, devido a pesquisa, propositalmente cada método foi observado de maneira separada dos demais. Observou-se que quando a empresa focou sua propaganda em rádio houve um significativo aumento nas vendas. Já o carro e a caixa de som não interferiram na arrecadação.

Biografía del autor/a

Leonardo Scherer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente do Mestrado Profissional em Administração da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção.

Publicado

2015-08-06

Cómo citar

Scherer, L., & Bertolini, G. R. F. (2015). Eficiência das propagandas sonoras na arrecadação lotérica. Ágora : Revista De divulgação científica, 20(1), 25–49. https://doi.org/10.24302/agora.v20i1.914

Número

Sección

Artigos