Educação financeira

mensuração do conhecimento financeiro de alunos de uma Universidade Federal e sua correlação com os cinco grandes fatores de personalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v27.3978

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar e correlacionar o nível do conhecimento financeiro com os fatores de personalidade com base no modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade (CGF) de alunos de uma universidade federal do Sul de Minas Gerais. A educação financeira apresenta-se como uma ferramenta útil no desenvolvimento do conhecimento financeiro junto ao público pesquisado, tornando ainda mais relevante a pesquisa junto a estudantes universitários, pois eles representam o futuro da capacidade intelectual e produtiva do país. O estudo justifica-se pela necessidade de aprofundar os estudos sobre a educação financeira no Brasil e também sobre a maneira como os fatores de personalidade estão associados com o conhecimento. Pesquisas indicam que a população, em geral, não apresenta conhecimentos básicos para tomada de decisões sobre finanças, sendo que a ineficiência nas decisões financeiras contribui para a fragilidade do cenário econômico e social, pois indivíduos desprovidos de conhecimento financeiro apresentam dificuldades em administrar seus recursos, planejar sua aposentadoria, adquirir produtos e serviços financeiros adequados. Como resultado, foi mensurado o nível do conhecimento financeiro dos alunos de uma Universidade Federal do Sul de Minas, sendo que o resultado para o perfil masculino foi superior ao perfil feminino. Em relação aos perfis de personalidade, os fatores Extroversão e Consciência apresentaram escores maiores entre o perfil feminino, enquanto os fatores Amabilidade, Neuroticismo e Abertura apresentaram escores maiores para o perfil masculino.  No que tange a correlação do conhecimento financeiro e os perfis de personalidade, os fatores Abertura e Extroversão apresentaram uma correlação negativa em relação ao conhecimento financeiro.

Palavras-chave: Educação financeira; Conhecimento financeiro; Cinco grandes fatores de personalidade.

Biografia do Autor

Vinicius Gomes Marciano, Faculdade de Ciencias Econômicas do Sul de Minas

Mestre em Administração. Professor da Faculdade de Ciencias Econômicas do Sul de Minas – FACESM. Itajubá. Minas Gerais. Brasil.

André Luiz Medeiros, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Administração. Professor na Universidade Federal de Itajubá-MG do Intituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da UNIFEI; Itajubá. Minas Gerais. Brasil.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Marciano, V. G., & Medeiros, A. L. (2022). Educação financeira: mensuração do conhecimento financeiro de alunos de uma Universidade Federal e sua correlação com os cinco grandes fatores de personalidade. Ágora : Revista De divulgação científica, 27, 69–94. https://doi.org/10.24302/agora.v27.3978

Edição

Seção

Artigos