DANÇA EDUCATIVA E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO CORPORAL EM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA

Autores/as

  • Cristiane Aparecida Corrêa Universidade do Contestado
  • Júlio César Ribeiro Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2.39

Palabras clave:

Dança educativa, Movimento corporal, Ritmo, Tempo

Resumen

Partindo do pressuposto de que a dança é uma atividade de movimento e constitui uma forma de expressão e comunicação, com associação ao ritmo, faz-se necessário observar a importância da ligação entre os movimentos. Considera-se, então, a expressão corporal de cada indivíduo, através do ritmo e da harmonia, uma característica relevante ao ensino da dança. Na aprendizagem infantil, as atividades que respeitam a faixa etária e o vocabulário de movimento e, sem a imposição de movimentos coreografados é, ainda, mais relevante. O ritmo associado com a harmonia dos movimentos, para o ensino da dança em crianças, foi considerado possível, sendo os fatores do movimento expostos nos estudos de Rudolf Von Laban e, utilizados na interpretação aplicada no estudo. O presente trabalho foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil Sossego da Mamãe, no município de Brunópolis Santa Catarina. A amostra foi realizada com treze crianças de seis e sete anos, freqüentando a pré-escola, tendo, como objetivo principal, a aplicação da dança educativa com formas de execução para o aumento de movimentos expressivos corporais em crianças em idade pré-escolar. Durante dois meses (nove semanas), foram desenvolvidas aulas sobre consciência corporal, envolvendo ritmos e interpretação individual e coletiva dos movimentos corporais, levando em consideração os fatores do movimento aliado aos temas, indicados para dança de valor educativo, relacionado ao fator tempo e espaço. Foram aplicados dois testes, o primeiro deles no início da aplicação do estudo e, o segundo, na última semana após o desenvolvimento das aulas. Através dos resultados, obtidos no segundo teste foi considerada positiva a evolução individual apresentada pelas crianças, apesar de suas limitações.  Este estudo vem ao encontro da dança educativa, dentro das sequências corporais, fundamentadas nos estudos de Laban, tendo como influência no desenvolvimento corporal de crianças em idade pré-escolar.

Biografía del autor/a

Cristiane Aparecida Corrêa, Universidade do Contestado

Formanda do curso de Educação Física da Universidade do Contestado – UnC Campus Universitário de Curitibanos

Cómo citar

Corrêa, C. A., & Ribeiro, J. C. (2011). DANÇA EDUCATIVA E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO CORPORAL EM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(2), p. 132–142. https://doi.org/10.24302/agora.v16i2.39

Número

Sección

Artigos