Empreendedorismo em barbearias
uma análise dos processos de inovação para melhoria do atendimento ao cliente
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v28.3735Resumen
A constante evolução tecnológica vem fazendo com que antigos modelos de negócios sejam atualizados, de modo que o segmento de barbearias é um dos nichos de mercado que tem se modificado bastante com essa evolução. Deste modo, o presente artigo tem por objetivo analisar os processos de inovação como elementos impulsionadores da melhoria do atendimento, a partir da perspectiva dos empreendedores e dos clientes de barbearias do município de Terra Rica – PR. Tal proposta de investigação se justifica pela demonstração da importância do desenvolvimento contínuo, da inovação e da criatividade na qualidade dos serviços oferecidos aos clientes, que contribui na ampliação do marketshare das empresas no mercado. Quanto à classificação, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada junto aos empreendedores e aos clientes de três barbearias. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, totalizando 39 pessoas (3 empreendedores e 36 clientes), analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que muitos clientes não veem a barbearia como um lugar apenas para cortar o cabelo, mas também como um local em que podem ir para conversar e criar novos círculos de amizades. Assim, constatou-se que os empreendedores possuem uma visão de longo prazo de seus próprios empreendimentos e que, através da inovação, buscam diferenciar seus empreendimentos por meio do novo conceito de barbearias, que contrasta enormemente em relação ao tradicional modelo de salão de corte de cabelo, que vigorava até então.
Palavras-chave: empreendedorismo; inovação; barbearias; atendimento ao cliente.
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