O ENSINO DE ARTE E COLETIVIDADE: A PRÁTICA SOCIAL

Autores/as

  • Rosemari Nalevaia Universidade do Contestado
  • Maria Lucimara dos Santos Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.193

Palabras clave:

Arte - Ensino, Trabalho em Equipe

Resumen

A presente pesquisa apresenta a importância do trabalho em equipe nas aulas de arte. Em uma ação que optou em saber, se a disciplina de arte através dos trabalhos em grupo pode ser usada na escola para promover a integração dos alunos na sociedade. O tema deste trabalho tem relevância no sentido de que a formação social do indivíduo depende muito de sua formação escolar. Tendo em vista esta questão foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas para fundamentar e analisar os dados, para os quais foram realizadas práticas de ensino com alunos da educação básica. Ainda como fonte de análise também foram desenvolvidos questionários com os mesmos alunos e com professores de uma determinada escola. Durante a realização da pesquisa, coincidiu a participação da pesquisadora com os alunos e professores em um determinado trabalho de equipe, aprofundando a compreensão do tema em evidência. A pesquisa compreende que a disciplina de arte proporciona aos alunos uma forma de integridade social, onde os mesmos podem aprender como conviver em sociedade através de trabalhos em equipe.

Biografía del autor/a

Rosemari Nalevaia, Universidade do Contestado

Aluna do curso de pós-graduação da Universidade do Contestado, Campus de Mafra.

Maria Lucimara dos Santos, Universidade do Contestado

Mestre em educação. Professora orientadora da Universidade do Contestado, Campus Mafra.

Publicado

2012-05-23

Cómo citar

Nalevaia, R., & Santos, M. L. dos. (2012). O ENSINO DE ARTE E COLETIVIDADE: A PRÁTICA SOCIAL. Ágora : Revista De divulgação científica, 17(2), 192–202. https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.193

Número

Sección

Artigos