DIRETRIZES BÁSICAS PARA O FUNCIONAMENTO DE UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA

Autores/as

  • Simone Adriana Bayer Universidade do Contestado
  • Clara Angela Carlini Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.187

Palabras clave:

Academia de ginástica, Legislação, Marketing, Investimento

Resumen

A sociedade atual mostra-se mais preocupada com a estética, com a saúde e com a qualidade de vida do que há tempos atrás. Se nos anos 70 a academia era um estabelecimento simples, hoje crescem o número das academias oferecem do além dos diversos exercícios físicos, nutricionista, fisioterapeuta, loja e lanchonete. Diante das expectativas de crescimento do setor de academia de ginástica teve-se como principal objetivo apresentar procedimentos, critérios, documentação e legislação necessárias para o funcionamento de uma academia de ginástic. O trabalho apresentou caráter qualitativo e foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, sites da internet e projetos das melhores academias de ginástica existentes no Brasil. Pode-se perceber que montar um empreendimento como uma academia de ginástica faz-se necessário, e que este possui caráter promissor, pois hoje os clientes, não só buscam qualidade física, mas qualidade de vida e saúde, garantindo retomo dos investimentos. O planejamento é de fundamental importância para o sucesso e crescimento da empresa, pois através dele é possível analisar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores e a partir daí definir o mercado a ser atingido. Dedicação ao marketing, cuidados com a estrutura do local, aulas de ginástica de fácil assimilação são retorno garantido para esse empreendimento. Verificou-se também a importância de um professor especializado na área de educação fisica preparado para atender as necessidades do aluno e consciente do propósito da academia, pois, na academia se trabalha com pessoas e com o corpo dessas pessoas além de que, o professor não é simplesmente um professor, é um vendedor. Professor-vendedor e aluno-cliente em um ambiente onde a mercadoria exerce a função sedutora de atração e conquista.

Biografía del autor/a

Simone Adriana Bayer, Universidade do Contestado

Formanda do curso de Educação Física da universidade do Contestado UnC — Campus Universitário de Curitibanos

Publicado

2012-05-23

Cómo citar

Bayer, S. A., & Carlini, C. A. (2012). DIRETRIZES BÁSICAS PARA O FUNCIONAMENTO DE UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA. Ágora : Revista De divulgação científica, 17(2), 117–129. https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.187

Número

Sección

Artigos