ESBOÇOS DE CURVAS NAS FUNÇÕES LINEARES E FUNÇÕES QUADRÁTICAS UTILIZANDO REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..158Palabras clave:
Educação matemática. Representações semióticas. Funções lineares e quadráticas.Resumen
A educação é alvo recente de preocupações, debates e investimentos por parte dos governos, empresários e da sociedade como um todo. Atualmente é discutida a importância de se repensar as práticas pedagógicas para enfrentar os desafios provenientes da globalização, da revolução nas tecnologias de comunicação e informação e do encaminhamento para uma sociedade interdependente. Sabendo que a matemática é a raiz e ao mesmo tempo a mola propulsora deste processo, se faz necessário instrumentalizar os indivíduos de modo a preservar sua autonomia e torná-lo agente ativo na sociedade. Infelizmente nota-se na maioria dos educandos, certa dificuldade na compreensão dos tópicos abordados em matemática, mas afinal ao que se deve essa incompreensão? Como acontece a efetiva abordagem de assuntos matemáticos? Para Raymond Duval essas respostas podem ser obtidas através da utilização de uma nova estratégia de aprendizagem em que a matemática se evidencia através dos registros de representações semióticas, afinal o objeto matemático só é acessível com a utilização de algum sistema de representação. Assim pretendeu-se nesse trabalho verificar a viabilidade de aplicar a teoria de Duval no estudo de esboços de curvas nas funções lineares e funções quadráticas utilizando registros de representações semióticas. O que se pode perceber é que essa metodologia tem grande relevância quando usada no ensino da matemática, mas deve ser um trabalho contínuo e iniciado ainda nas séries iniciais, para que o aluno aprenda vivenciando o real sentido das representações semióticas e que seja capaz de reconhecer e converter um objeto matemático em várias representações.
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