CULTURE: A BETTER MANNER TO LEARN ENGLISH

Autores/as

  • Genoir Conte Universidade do Contestado
  • Divania Inêz Botega Casadei Universidade do Contestado
  • Nádia Lúcia Nardi Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..145

Palabras clave:

Cultura, ensino/aprendizagem, oralidade

Resumen

Aprender uma segunda língua é um processo complexo e dinâmico que envolve um número aparentemente infinito de variáveis. Talvez mais do que outras disciplinas que compõem o currículo escolar, no processo de ensinar e aprender uma nova língua concentra-se desafios à identidade pessoal, social e cultural do aprendiz. A sociedade reflete a cultura dos povos, através da oralidade das pessoas, das revistas estrangeiras, das placas ao nosso redor, nos jornais, nos programas de TV, enfim é uma forma de comunicação que está mais presente cotidianamente. Desta forma, pela crescente demanda de conhecimento da língua estrangeira na sociedade, que este estudo objetivou ampliar o conhecimento cultural e linguístico da língua inglesa nos alunos, através de textos que despertem o interesse pelo idioma, com ênfase na oralidade do educando. O presente artigo apresenta a Prática de Ensino e Estágio supervisionado de Língua Inglesa, realizado na Escola Básica Mansueto Boff, durante o mês de outubro e novembro de 2008, para as 6ª séries do Ensino Fundamental e as 1ª séries do Ensino Médio. Os resultados apontaram que existe uma influência relevante da cultura inglesa na vida dos brasileiros. O ensino aprendizagem dos alunos perante a cultura e suas manifestações provocou diálogos que são importantes para desenvolver a oralidade, já que dentre as habilidades lingüísticas foi percebida com grande dificuldade de pronúncia e leitura das palavras na língua alvo. Constatamos que a oralidade precisa ser trabalhada de forma mais específica nas escolas, pois a língua estrangeira é uma forma de comunicação, considerada atualmente uma demanda da sociedade e da cultura dos países, inclusive o Brasil.

Publicado

2012-04-12

Cómo citar

Conte, G., Casadei, D. I. B., & Nardi, N. L. (2012). CULTURE: A BETTER MANNER TO LEARN ENGLISH. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(2esp.), p. 550–570. https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp.145