ANÁLISES FISICO-QUÍMICAS DA ÁGUA CONSUMIDA POR ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..124Palabras clave:
Qualidade de água. Educação ambiental. PreservaçãoResumen
O uso de índices de qualidade de água é uma tentativa que todo programa de monitoramento de águas prevê como forma de acompanhar, através de informações resumidas, a possível deterioração dos recursos hídricos ao longo da bacia hidrográfica ou ao longo do tempo. Como instrumento de pesquisa, as análises físico-químicas foram feitas com o auxílio do Ecokit, um kit de monitoramento qualitativo de água, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, e reconhecido como eficaz por diversas pesquisas sobre qualidade de água. Esta pesquisa se desenvolveu no estágio curricular supervisionado II, em uma escola pública do município de Concórdia/SC. Além de proporcionar uma análise sobre a qualidade de água consumida, esta pesquisa possibilitou aos alunos participar ativamente da pesquisa, como forma de familiarizar o aluno as práticas experimentais, em coesão com assuntos desenvolvidos em sala de aula. Em suma, a pesquisa constatou valores físico-químicos dentro dos padrões estabelecidos CONAMA, e proporcionou aos alunos participantes a interação com práticas desenvolvidas em análises científicas, que se mostrou de grande importância na fixação da temática proposta em sala de aula, levando em consideração os cuidados com recursos hídricos, as boas práticas no consumo de água e a conservação de ecossistemas próximos a corpos d’água.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.