A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL POR MEIO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOBRE O PROESDE-SC

Autores/as

  • Margarida B. Schafaschek Universidade do Contestado
  • Stela M. Meneghel Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..109

Palabras clave:

Desenvolvimento regional – Universidades comunitárias – Políticas públicas

Resumen

Na América Latina, e em particular no Brasil, a produção do conhecimento e a promoção do desenvolvimento econômico e social das regiões (doravante apenas Desenvolvimento Regional – DR) têm como um dos pilares, desde a década de 1960, as Instituições de Educação Superior-IES, mormente as Universidades. Ou seja, tem sido designado a estas a tarefa de produzir ciência e tecnologia, bem como de formar recursos humanos para atuar de forma eficiente nos setores econômicos existentes na sociedade. No estado de Santa Catarina a percepção sobre o potencial das Universidades como promotoras do DR foi retomada no início de 2004, com a criação e implementação do “Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional” – PROESDE. Trata-se de uma iniciativa conjunta de universidades do oeste catarinense e de órgãos públicos, que viram na formação de agentes de desenvolvimento regional uma possibilidade de impulsionar o desenvolvimento das regiões.  Implementado inicialmente nas regiões oeste e meio oeste, no ano de 2006 o programa foi estendido para o planalto norte e outras regiões do estado, tendo formado últimas turmas no ano de 2008. Esse texto tem por objetivo analisar os propósitos e resultados alcançados pelo programa a partir da análise das concepções de universidade, desenvolvimento e papel da ciência e tecnologia-CT presentes no projeto de criação deste, em comparação com as concepções surgidas durante a sua implementação na Universidade do Contestado-UnC (campus de Caçador, Concórdia, Canoinhas, Curitibanos e Mafra). Para tanto, este texto fará, a princípio, um breve resgate histórico do PROESDE/SC, caracterizando o contexto que motivou sua criação, bem como suas diretrizes, objetivos e concepções. Em seguida, serão analisadas as contradições do processo a partir da concepção dos docentes ligados ao programa e da condução do curso pela UnC. Finalizando, faremos uma reflexão sobre a contribuição do PROESDE para o debate em torno da promoção do desenvolvimento regional.

Publicado

2012-04-11

Cómo citar

Schafaschek, M. B., & Meneghel, S. M. (2012). A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL POR MEIO DA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOBRE O PROESDE-SC. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(2esp.), p. 189–206. https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp.109