A MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..98Keywords:
matemática, educação infantil, dificuldades aprendizagemAbstract
O presente artigo tem por finalidade oferecer subsídios teóricos para que os educadores percebam a importância do uso de jogos e brincadeiras na disciplina de matemática, nas séries iniciais do ensino fundamental, garantindo a criança a possibilidade de vivenciar o seu aprendizado. Será enfatizado as vantagens de utilizar atividades criativas que estimulem a criança no desenvolvimento do seu potencial cognitivo. .Este artigo propõe que os conteúdos de matemática sejam contextualizados à atividades lúdicas e que o aprendizado ocorra pelo significado do conhecimento e não como cobrança e obrigatoriedade. As crianças durante esse tempo de pesquisa sendo nas aulas aplicados jogos e brincadeiras, demonstraram interesse e motivação perante cada atividade aplicada, procuravam sempre ajudar um ao outro nas atividades buscando assim conseguir chegar ao resultado exato. Dessa forma iam percebendo que nem tudo que está relacionado a matemática é complicado, se assim usar seu raciocínio e vontade de aprender.Neste tempo as aulas de matemática foram mais dinâmicas para que os alunos superassem suas dificuldades.Isso significa também acabar com a idéia de que a sala de aula é um templo silencioso, onde alunos amedrontados e cabisbaixos só ouvem, e transformá-la num espaço de agitação troca de idéias,trabalhos em grupo e efervescência do raciocínio. Assim o professor terá oportunidades de abrir a mente e conhecer a realidade da turma, suas dificuldades para ajudá-los e também é uma chance preciosa para estabelecer cumplicidade com eles. É interessante trabalhar através de jogos e brincadeiras que certamente, divertirá os alunos e ajudará à aprimorar sua capacidade de raciocínio.Downloads
Published
2012-04-11
How to Cite
Brandes, L. A., & Sementkowski, V. (2012). A MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(2esp.), p. 88–93. https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp.98
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.