Avaliação de livros didáticos como ferramenta para o ensino de educação ambiental nos 6º e 7º anos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v19i2.789Keywords:
Livro Didático. Educação Ambiental. Professor e aluno.Abstract
A preocupação com os livros didáticos em nível oficial, no Brasil, se inicia com a Legislação do Livro Didático, criada em 1938 pelo Decreto-Lei 1006. Nesse período já o livro era considerado uma ferramenta da educação política e ideológica, sendo caracterizado o Estado como censor no uso desse material didático. A relação entre o livro didático e a Educação Ambiental é o envolvimento por diversas concepções que são expressas por distintas correntes do pensamento ambientalista. Essas correntes influenciam a forma de exercer a Educação Ambiental no âmbito escolar, assim como a seleção de conteúdos e a abordagem dos mesmos em sala de aula. O presente trabalho esboça a análise de alguns aspectos do Livro Didático de Ciências do ensino fundamental, 6º e 7º anos utilizados nas escolas públicas e particulares do município de Jaraguá do Sul - SC, bem como a aplicabilidade do tema Educação Ambiental, em diversas abordagens e metodologias ao ensino de Ciências.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.