Práticas estratégicas voltadas para a inovação: investigação sobre implantação de produtos inovadores
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v23i1.1762Keywords:
Estratégia como prática. Práxis. Inovação.Abstract
Nesta pesquisa analisou-se a práxis, práticas e praticantes da estratégia como prática para a implantação de produtos inovadores em uma empresa alimentícia no estado de Santa Catarina. Para coleta de dados realizou-se 16 entrevistas com roteiro semiestruturado, pesquisa documental e observação não participante. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Nos episódios de práxis, foram identificados quatro momentos diferentes para o surgimento da ação: as reuniões mensais, reuniões com o comitê de direção, viagens para a Europa e a conversa informal, demonstrando a expansão de momentos informais nas estratégias adotadas pela organização. Evidenciou-se que as práticas estratégicas para a implantação de produtos inovadores foram: qualidade da matéria-prima; controle de qualidade; produto disponível; tecnologia; diversificação de produtos e diferenciação. Quanto aos praticantes envolvidos com a execução das práxis e práticas na implantação de produtos inovadores, identificou-se: médico veterinário; consultor; colaboradores do setor de qualidade; consultores (mestres queijeiros), comitê de direção, auxiliar administrativa de vendas e fornecedor da embalagem. Observou-se que os diretores industrial e geral têm maior envolvimento nas ações desenvolvidas pela organização. Destaca-se também a participação de consultores da implantação dos produtos inovadoresDownloads
Published
2018-10-01
How to Cite
Beduschi, E. F. S., Bencke, F. F., Lazzaretti, K., & Royer, A. (2018). Práticas estratégicas voltadas para a inovação: investigação sobre implantação de produtos inovadores. Ágora : Revista De divulgação científica, 23(1), 4–28. https://doi.org/10.24302/agora.v23i1.1762
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.