Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Author Guidelines

A Revista Ágora aceita apenas artigos originais e inéditos, recebidos exclusivamente via sistema online da revista, e que não estejam sendo avaliados, para publicação, por outra revista.

O arquivo do artigo (Template Artigo) não deverá conter identificação dos autores. A identificação dos autores deve constar em documento complementar que deverá ser anexado na mesma aba onde é inserido o arquivo do artigo, selecionando o item "Informações dos Autores". O arquivo deverá conter: Título do artigo, nome por extenso de cada autor, com seu(s) título(s) acadêmico(s) mais elevado(s), sua vinculação institucional (função, instituição, departamento, e outros), cidade, estado, país e endereço eletrônico e ORCID dos autores do artigo (Template informações Autores)

O texto deve ser elaborado em espaço um e meio limitando-se a 20 laudas, para artigos, incluindo notas de rodapé, tabelas, gráficos ou figuras e referências. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF (não devendo ultrapassar os 2MB).

As margens superior e esquerda devem ficar definidas em 3 cm e as margens inferior e direita devem ficar definidas em 2 cm, com fonte Arial, tamanho 12 no corpo do texto, e tamanho menor para citações longas conforme as normas da ABNT.

As figuras (fotografias, desenhos, etc.) e as tabelas já devem ser inseridas no corpo do texto, no melhor local após o final do parágrafo em que foram citadas pela primeira vez. Quando for o caso, as figuras devem conter a representação da escala em barras. Sempre que possível, as ilustrações deverão ser coloridas. Tabelas e figuras devem ser numeradas com algarismos arábicos de acordo com sua sequência no texto, sendo que este deve incluir referências a todas elas. As tabelas e figuras deverão ter um título (em cima das mesmas) breve e autoexplicativo. Informações adicionais, necessárias à compreensão das tabelas e figuras, deverão ser dadas em forma de nota de rodapé, embaixo das mesmas, conforme as normas da ABNT.

Os artigos devem ser organizados em: Título (máximo de 15 palavras) na língua original e língua estrangeira; Resumo na língua original e Abstract (máximo de 250 palavras cada); Palavras-chave na língua original e Keywords (mínimo 3 e máximo de 5 palavras cada). Sugere-se que o corpo do texto contemple os elementos constituintes indispensáveis aos textos científicos:

RESUMO: pode incluir uma indicação breve da questão de pesquisa, teoria, método, principais resultados, e implicações ou contribuição.

INTRODUÇÃO: focaliza-se a “questão” na literatura para indicar a originalidade e relevância do trabalho. Deve apresentar o foco teórico utilizado, a questão de pesquisa que motiva o artigo, qual o método, quais os principais resultados e qual a contribuição ou implicações. Contempla também os objetivos da pesquisa.

REVISÃO TEÓRICA: deve ser específica e vista como a fundação conceitual sobre a qual o artigo constrói e sobre a qual as novas hipóteses, ou novos argumentos, vão ser desenvolvidos. Não se deve limitar a expor um conjunto de trabalhos anteriores sobre um tema com pouca conexão ao artigo atual. Sugere-se que apresente um bom equilíbrio na inclusão de referências clássicas, ou seminais, pertinentes e de referências mais recentes, tanto nacionais como internacionais.

PERCURSO METODOLÓGICO: informações suficientes deverão ser fornecidas para que se possa avaliar a adequação da abordagem experimental e repetir o experimento, como por exemplo, procedimentos e instrumentos de coleta de dados, amostra, variáveis e procedimentos de análise dos dados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: os resultados relevantes deverão ser apresentados da forma mais adequada, tais como: texto, figuras, ou tabelas, ou uutras informações necessárias à interpretação. Os principais resultados deverão ser salientados e discutidos em termos da literatura. Nova(s) informação(ões) e novo(s) conceito(s) que derivam dos resultados deverão ser identificados, bem como as conexões com outros conceitos da literatura.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: trata-se da recapitulação sintética dos resultados da pesquisa, ressaltando o alcance e as suas contribuições, bem como seu possível mérito. Deve ser breve e basear-se em dados comprovados. Devem conter pelo menos cinco aspectos: (1) uma breve menção ao propósito do artigo e como esse foi perseguido no artigo, (2) uma declaração clara sobre a contribuição e/ou implicações do estudo face ao conhecimento já existente, (3) uma análise dos principais resultados face à teoria exposta, (4) as limitações do estudo, e (5) sugestões para pesquisa futura.

REFERÊNCIAS: listar apenas as fontes citadas no texto conforme NBR 6023 vigente da ABNT.

Artigos

##section.default.policy##

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.