Implementação de FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) em uma indústria de fabricação de milho em conserva: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v29.5676Resumo
Garantir a qualidade e a segurança alimentar é um desafio para muitas empresas, pois isto afeta a sustentabilidade do negócio. Foi identificada a falta de estudos focados na aplicação de ferramentas de avaliação de risco na indústria alimentícia por meio da revisão da literatura. Este estudo tem como objetivo descrever a implementação da Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA) para identificar riscos potenciais e como preveni-los, para garantir os requisitos de qualidade em uma planta de alimentos de milho. Este artigo segue uma abordagem de estudo de caso, com base em uma metodologia qualitativa. Durante a execução da FMEA, os perigos e controles de mitigação foram identificados. Os resultados fornecem evidências de como a FMEA pode ser eficaz, mostrando as vulnerabilidades do fluxo de produção, controles a serem implementados e como priorizar as ações. A FMEA contribuiu para o gerenciamento dos riscos encontrados para a empresa onde o estudo de caso foi conduzido. Este estudo de caso pode ser seguido por outras empresas e diferentes tecnologias de processamento, extrapolando a indústria alimentícia.
Palavras-chave: FMEA; qualidade; perigo; milho; indústria alimentícia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ágora : revista de divulgação científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.