Home office e a revolução provocada pelo SARS-CoV-2

o impacto na vida laboral do trabalhador no município de Serrinha-BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v28.4625

Resumo

O presente artigo visa o estudo da dinâmica entre os trabalhadores e as organizações às quais se vinculam em trabalho home office no município de Serrinha-BA e como essa relação foi afetada na implantação dessa nova forma de trabalho em decorrência da pandemia. O objetivo compreende a determinação da real situação dos trabalhadores que atuam ou atuaram em Home Office no município baiano de Serrinha em face das consequências da pandemia do novo SARS-CoV-2. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário eletrônico ao público-alvo por meio de produtos gratuitos, seguido do tratamento e análise dos dados coletados. As informações coletadas nas pesquisas foram tratadas em programas de computador para análise situacional de trabalhadores e organizações. Os resultados demonstraram que, mesmo adaptando o formato do trabalho, as atividades foram desenvolvidas de forma satisfatória na percepção da maioria dos entrevistados, embora o formato híbrido não tenha sido discutido e considerado para o momento pós-pandemia. Foi possível concluir que os trabalhadores não perceberam benefícios significativos no modelo home office, gerando uma preferência pelo formato presencial, embora discussões sobre o futuro imediato do trabalho na localidade de estudo é pobre de discussão na relação trabalhista.

Palavras-Chave: Economia; Mercado de Trabalho; Pandemia.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigo Ferreira de Lima, Unicesumar

Graduado em Agronegócio pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2020), com especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UFPI, 2022), Ciências da Natureza e suas tecnologias (UFPI, 2022), Gestão da Qualidade (UNICESUMAR, 2021), Logística (UNICESUMAR, 2021) e Gestão Estratégica do Varejo (UNICESUMAR, 2020). Possui formação técnica: Segurança do Trabalho (IFS, 2021) e Eletrotécnica (IFAL, 2010). Atuou em projetos de pesquisa nas áreas de gestão e produção de propriedades rurais e cadeias produtivas, inibidor de corrosão ecológico e hexaferritas, com projetos vinculados à Unicesumar e à UFS. Atuou em projetos de extensão em popularização de Ciência e Tecnologia e gestão de pequenos e emergentes negócios digitais, com projetos vinculados à UFS. Sob o pseudônimo Rafael Rodrigo Marajá, é finalista de prêmios literários, autor dos livros Pavilhão do Vizir e Anjo da Guarda, de publicações em veículos de notícias e autor e mantenedor do blog de crônicas Marajá Review. 

Gabriel Servente, Unicesumar

Especialista em Engenharia de Produção. Professor mediador do curso de Administração. Unicesumar. Maringá. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Lima, R. R. F. de, & Servente, G. (2023). Home office e a revolução provocada pelo SARS-CoV-2: o impacto na vida laboral do trabalhador no município de Serrinha-BA. Ágora : Revista De divulgação científica, 28, 125–139. https://doi.org/10.24302/agora.v28.4625

Edição

Seção

Artigos