Alfabetização financeira

análise da estrutura da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v29.3566

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar a estrutura da produção científica sobre Alfabetização Financeira a fim de verificar quais são os autores que fornecem a base teórica desta temática. Na revisão teórica são apresentados conceitos pertinentes ao tema e a evolução dos estudos que o retrataram. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva, com o uso da análise bibliométrica, usando a abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram que o tema é atual, com 71% das publicações feitas a partir de 2015, e que as definições do termo Alfabetização Financeira tem como eixo central os construtos Atitude Financeira e Comportamento Financeiro. Quanto à análise bibliométrica, a estrutura da produção científica objeto desta pesquisa é formada por oito dimensões, as quais foram denominadas: Alfabetização financeira, Habilidade financeira, Alfabetização financeira no contexto estudantil, Alfabetização financeira no contexto social, Economia financeira, Público-alvo da alfabetização financeira, Planejamento financeiro e Políticas de alfabetização financeira. Tendo em vista que a alfabetização financeira está inter-relacionada com diversos aspectos da vida dos indivíduos, pode-se afirmar que o presente estudo traz como contribuição a identificação de quais autores fornecem a base teórica para estudos nesta temática, bem como a forma que eles se agrupam por eixos temáticos (dimensões) na visão dos autores que as citaram de forma conjunta (cocitação). Para pesquisas futuras, sugere-se a realização de estudos empíricos com instrumentos de mensuração da alfabetização financeira individual.

Palavras-chave: alfabetização financeira; produção científica; análise de cocitação.

Biografia do Autor

Jaine Ionara Piovesan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduada em Ciências Contábeis - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.  Marechal Cândido Rondon. Paraná. Brasil.

Leonardo Rafael Schmitz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduado em Ciências Contábeis - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Marechal Cândido Rondon. Paraná. Brasil.

Loreni Maria dos Santos Braum, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Administração - Uninove, Docente do curso de Ciências Contábeis - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Marechal Cândido Rondon. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Piovesan, J. I. ., Schmitz, L. R. ., & Braum, L. M. dos S. (2024). Alfabetização financeira: análise da estrutura da produção científica. Ágora : Revista De divulgação científica, 29, 1–34. https://doi.org/10.24302/agora.v29.3566

Edição

Seção

Artigos