Influência do segmento de atuação do indivíduo sobre a percepção e comportamento de consumo ambiental

Autores

  • Fernando Damke Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Loreni Teresinha Brandalise Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v26.3558

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se o segmento de mercado onde o indivíduo atua influencia em sua percepção e comportamento ambiental. Desta forma, este artigo apresenta um estudo comparativo dos empregados de empresas de setores diferentes da economia, tais como varejo e serviços. A pesquisa obteve uma amostra de 119 colaboradores de duas empresas. O instrumento utilizado foi adaptado do modelo VAPERCOM. Concluiu-se que a percepção ambiental não está associada ao segmento de mercado, ainda o estudo contribuiu à medida que avaliou o comportamento de consumo do colaborador considerando sua percepção em relação à variável ambiental em atividades econômicas distintas, verificando divergência entre o nível de percepção da amostra em relação aos demais estudos onde houve a aplicação do Vapercom.

Palavras-chave: Percepção ambiental. VAPERCOM. ACV.

Biografia do Autor

Fernando Damke, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Brasil

Loreni Teresinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção. Docente Associada da graduação em Administração e do Mestrado Profissional em Administração. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel. Paraná. Brasil.

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

Damke, F., & Brandalise, L. T. (2021). Influência do segmento de atuação do indivíduo sobre a percepção e comportamento de consumo ambiental. Ágora : Revista De divulgação científica, 26, 106–129. https://doi.org/10.24302/agora.v26.3558

Edição

Seção

Artigos