RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS DESENVOLVIDA PELO PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA À MAIOR IDADE, UNC/MAFRA EM 2009

Autores

  • Silas José Caus Universidade do Contestado
  • Nilton Furquim Júnior Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.192

Palavras-chave:

Terceira idade, Atividade física, Educação física

Resumo

Trata-se de um relato de experiência desenvolvida por um acadêmico do curso de Educação Física no projeto institucional intitulado Universidade Aberta à Terceira Idade - UAMI. O referido projeto desenvolveu-se de março à dezembro, sendo que os encontros foram realizados todas as terças e quintas-feiras, nas instalações da academia da UnC-Mafra. Inicialmente foi feita a divulgação por meio de convite impresso nas comunidades de Rio Mafra, obteve-se a participação de 17 pessoas da terceira idade, sendo 15 mulheres e 2 homens. Após o acolhimento do idoso o programa de atividade física iniciava-se com a aferição da pressão arterial, seguido de alongamento pré-atividade, trabalho aeróbio (esteira e bicicleta) e trabalho de musculação com sequência em membros superiores e inferiores, finalizando-se com alongamento pós-atividade. Todas as atividades foram orientadas e tomada as precauções caso existissem limitações físicas. Na avaliação final de cada encontro, informalmente os idosos relatavam satisfação, demonstravam-se mais dispostos e alegres. Para o acadêmico, a participação no projeto trouxe experiência e ampliou sua visão sobre a inclusão das pessoas da terceira idade não só nas academias de musculação, mas também na sociedade como um todo.

Biografia do Autor

Silas José Caus, Universidade do Contestado

Acadêmico do Curso de educação física, benificiário do PAEC, End.: Rua Carlos Frederico Von Linsinger, nº195, Bom Jesus, Rio Negro

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Publicado

2012-05-23

Como Citar

Caus, S. J., & Furquim Júnior, N. (2012). RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS DESENVOLVIDA PELO PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA À MAIOR IDADE, UNC/MAFRA EM 2009. Ágora : Revista De divulgação científica, 17(2), 160–167. https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.192

Edição

Seção

Artigos