O direito à herança digital e a privacidade do de cujus

Autores

  • Suyan Kauane Rocha da Cruz Universidade do Contestado (UNC)
  • Alan Pinheiro de Paula Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3945

Palavras-chave:

Privacidade, Herança Digital, Sucessão

Resumo

Este artigo busca verificar a existência de eventual conflito entre o direito dos herdeiros e o direito à privacidade do de cujus quando o objeto de partilha é a herança digital. Como esse instituto ainda não possui força legislativa por meio de normas jurídicas, inicia-se em um impasse entre os dois direitos referidos. Inicialmente, será compreendido o conceito de herança de modo geral, com destaque ao conceito de bens jurídicos digitais, para posteriormente analisar a herança digital e seu efeito no ordenamento jurídico brasileiro. Em seguida, parte-se para o direito à sucessão da herança digital dos herdeiros e o direito à privacidade do de cujus, com foco nas disposições do Código Civil e da Constituição Federal de 1988. Por fim, analisa-se a possibilidade de partilha da herança digital e a opinião doutrinária sobre o tema, principalmente no que tange a propostas legislativas sobre esse instituto. A metodologia é dedutiva e possui análises qualitativas, baseado em pesquisas bibliográficas feitas através da leitura de doutrinas e artigos científicos.

Biografia do Autor

Suyan Kauane Rocha da Cruz, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica do Curso de Graduação de Bacharelado em Direito na Universidade do Contestado (UNC). Santa Catarina. Brasil.

Alan Pinheiro de Paula, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaái (UNIVALI). Especialista em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Professor de Direito na Universidade do Contestado (UnC).

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

Cruz, S. K. R. da, & Paula, A. P. de. (2022). O direito à herança digital e a privacidade do de cujus. Academia De Direito, 4, 1190–1208. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3945

Edição

Seção

Artigos