A mutabilidade do procedimento de declaração de nulidade matrimonial no Pontificado do Papa Francisco através dos dados do Tribunal Eclesiástico de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3940

Palavras-chave:

Direito Canônico, Nulidade, Matrimônio

Resumo

A pesquisa em tela teve como objetivo estudar os regramentos teóricos em relação às hipóteses de nulidade do Sacramento do Matrimônio, em especial as modificações trazidas pela assinatura da Carta Apostólica Mitis Iudex Dominus Iesus pelo Sumo Pontífice Francisco. Considerando as regras atinentes ao Direito Canônico comparado ao ordenamento jurídico brasileiro perante o Juízo Eclesiástico Catarinense à luz das Cartas Apostólicas outorgadas pelo Papa Francisco, questiona-se: Quais as implicações processuais trazidas pelas mudanças instituídas pelo Sumo Pontífice? Para tanto, abordou-se, de antemão, a origem e evolução histórica do Direito Canônico, passando pelos seus aspectos materiais e processuais. E por fim, procedeu-se com a análise dos dados primários relativos aos procedimentos de declaração de nulidade matrimonial na Corte Eclesiástica de Santa Catarina, no período de 2015 a 2020. O estudo aqui realizado fora predominantemente através do método indutivo, através de análise qualitativa e quantitativa, sendo que o material de pesquisa utilizado foi, em sua maioria, bibliográfico, através da seleção de obras literárias e escritos acerca do assunto, contando também com dados primários obtidos junto da Justiça Eclesiástica.

Biografia do Autor

Micael Bonfim, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmico da 10° fase de Direito da Universidade do Contestado. Campus Marcílio Dias. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. 

Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado (UNC)

Advogada, mestre em Desenvolivmento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado.

 

Downloads

Publicado

2022-03-02

Como Citar

Bonfim, M. E., & Fante, C. C. de L. (2022). A mutabilidade do procedimento de declaração de nulidade matrimonial no Pontificado do Papa Francisco através dos dados do Tribunal Eclesiástico de Santa Catarina. Academia De Direito, 4, 369–394. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3940

Edição

Seção

Artigos