A tomada de decisão apoiada como a melhor forma de auxílio à pessoa com Síndrome de Down

Autores

  • Caroline Raldi Universidade do Contestado (UnC)
  • Adriane de Oliveira Ningeliski Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3244

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Dignidade da pessoa humana, Tomada de decisão apoiada

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar qual o melhor procedimento/instrumento civil que se aplica aos detentores da deficiência conhecida como Síndrome de Down, em qual a pessoa tem as capacidades apenas reduzidas e não totalmente anuladas para a construção de uma vida civil, com base no princípio básico da Dignidade da Pessoa Humana. Dessa maneira, foram buscadas ferramentas de auxílio para a tomada de decisões – Curatela e Tomada de Decisão Apoiada - a partir de uma pesquisa que seguiu a metodologia indutiva, citando diversos autores que discutem sobre os temas propostos. Por fim, o artigo analisa qual o instrumento civil mais adequado para ser utilizado pelos detentores dessa Síndrome em específico, baseado em todo o material coletado, do qual se extrai a tomada de decisão apoiada como boa forma de auxílio à pessoa com a deficiência chamada Síndrome de Down.

Biografia do Autor

Caroline Raldi, Universidade do Contestado (UnC)

Acadêmica da 10ª Fase de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Adriane de Oliveira Ningeliski, Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

Doutoranda e Mestre em Direito, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Docente e Pesquisadora da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-29

Como Citar

Raldi, C., & Ningeliski, A. de O. (2021). A tomada de decisão apoiada como a melhor forma de auxílio à pessoa com Síndrome de Down. Academia De Direito, 3, 695–712. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3244

Edição

Seção

Artigos