O pacto antenupcial como instrumento de planejamento sucessório face a vedação do pacta corvina

Autores

  • Jessica Lucachinski Universidade do Contestado
  • Cilmara Corrêa de Lima Fante Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2448

Palavras-chave:

Planejamento sucessório, Pacto antenupcial, Pacta Corvina

Resumo

O presente artigo sustenta uma reflexão sobre a possibilidade de o pacto antenupcial servir de instrumento do planejamento sucessório, ante a existência da vedação legal de pactos sucessórios relativos à herança de pessoa viva. O Código Civil Brasileiro consagra a mínima intervenção estatal sobre as relações familiares, dando-lhe autonomia patrimonial aos membros da entidade familiar estipularem através de Pacto antenupcial regimes matrimoniais, quanto a seus bens o que lhes aprouver. Já no âmbito sucessório a autonomia patrimonial vem albergada na possibilidade de renúncia da herança ou de legado pelo ente familiar. Diante dessas premissas, de não intervenção estatal questiona-se sobre a utilidade das regras proibitivas nos contratos antenupciais com a finalidade de planejamento sucessório, a fim de blindar o patrimônio e evitar futuros litígios. Em termos de tipo de pesquisa da qual resulta o presente texto, trata-se de uma análise com caráter qualitativo, através do método dedutivo, com o estudo e comparação de doutrinas, artigos científicos e leis. Atualmente a doutrina e jurisprudência majoritária reputa invalida a cláusula de renúncia de herança considerando a existência da vedação do pacta corvina.

Biografia do Autor

Jessica Lucachinski, Universidade do Contestado

Graduanda do 5. ano do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado

Advogada, mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado.

 

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Lucachinski, J., & Fante, C. C. de L. (2019). O pacto antenupcial como instrumento de planejamento sucessório face a vedação do pacta corvina. Academia De Direito, 1, 323–341. https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2448

Edição

Seção

Artigos