Holding familiar

uma alternativa programada de sucessão

Autores

  • Salete Stoeberl Alves Universidade do Contestado
  • Adriane de Oliveira Ningeliski Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2381

Palavras-chave:

Família, Holding, Patrimônio, Planejamento, Sucessão

Resumo

O estudo da holding familiar como uma forma de sucessão programada, surge com intuito de analisar os benefícios que essa estrutura societária pode oferecer como uma solução para as demandas patrimoniais. O objetivo geral que se busca com o presente estudo é analisar os benefícios a partir da constituição de uma holding para a sucessão familiar. Assim como, os objetivos específicos, dos quais sejam: (a) identificar a relevância e a função de uma holding familiar, no âmbito do planejamento patrimonial, sucessório e tributário; (b) verificar a melhor estrutura jurídica através da holding familiar como proteção patrimonial e (c) elencar as vantagens e desvantagens de uma holding familiar para a sucessão patrimonial. A proposta metodológica abordada, será o método de raciocínio dedutivo, que se deu a partir da pesquisa bibliográfica com a finalidade de auxiliar na busca e aprofundamento de conhecimentos sobre o tema. Desta forma, efetuou-se revisões com as mais atuais literaturas a respeito do tema, para que haja uma melhor compreensão sobre a constituição de uma holding familiar. A holding, é uma ferramenta de organização societária, pode ser utilizada no âmbito patrimonial, porém, ainda é pouco utilizada nos dias de hoje, seja pelo desconhecimento ou ainda, por receio das partes em relação a holding em si.

Biografia do Autor

Salete Stoeberl Alves, Universidade do Contestado

Acadêmica de Direito. Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Adriane de Oliveira Ningeliski, Universidade do Contestado

Doutoranda em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário do Brasil (Unibrasil). Docente na Universidade do Contestado. Universidade do Contestado (UnC). Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Alves, S. S., & Ningeliski, A. de O. (2019). Holding familiar: uma alternativa programada de sucessão. Academia De Direito, 1, 234–254. https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2381

Edição

Seção

Artigos