A condição dos refugiados e de seus direitos humanos no século XXI no Brasil

Autores

  • Caroline Kuhl Machnicki Universidade do Contestado
  • Patricia Minini Wechinewsky Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2348

Palavras-chave:

Refúgio, ACNUR, Migração, Estatuto dos Refugiados, Direitos Humanos

Resumo

O presente trabalho concentra-se nos Refugiados que deixam seus países de origem ou residência e buscam uma nova vida em outro. Como problema destaca-se o questionamento: como são garantidos os direitos humanos dos refugiados na atualidade (século XXI) no Brasil? Como hipótese aventa-se que apesar do Instituto do Refúgio ter se estagnado no final do século XX, atualmente com a evolução legislativa e políticas públicas o Brasil vem buscando meios de reforçar a proteção do direito humanitário aos refugiados. O objetivo geral consiste em analisar se os direitos humanos estão sendo garantidos aos refugiados que chegam ao Brasil neste século. Os objetivos específicos são apresentar brevemente a evolução histórica dos direitos humanos a nível mundial, a legislação brasileira em relação ao refúgio, bem como o órgão orientador e coordenador de proteção ao refugiado (CONARE) e elucidar o desenvolvimento dos direitos humanos e as medidas tomadas a partir do século XXI para a proteção e o amparo dos refugiados no Estado Brasileiro. Os conceitos a serem utilizados têm como marco teórico o direito internacional e nacional dos refugiados, a doutrina e legislação internacional e brasileira sobre o tema. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, utilizando-se como delimitações: o espaço temporal do século XXI e o espaço geográfico dos refugiados que buscam se estabelecer no Brasil.

Biografia do Autor

Caroline Kuhl Machnicki, Universidade do Contestado

Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Patricia Minini Wechinewsky, Universidade do Contestado

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é professora na Universidade do Contestado - UNC campus Canoinhas e Mafra-SC. Também é professora particular de inglês. É professora de inglês certificada TESOL pelo Instituto Uniprep da California - USA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e direito Internacional, atuando principalmente no seguinte tema: tradução de inglês, direito privado e direito de família. Tem pós graduação em Direito Privado Contemporâneo pela UNC- Universidade do Contestado e em Direito Processual Civil pela Uniderp. Concluiu pós-graduação de Tradução de Inglês na universidade Estácio de Sá com nota máxima no trabalho de conclusão de curso. Atualmente é Mestranda na Universidad de La Empresa - Uruguai no programa de pós-graduação strictu sensu em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina.

 

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Machnicki, C. K., & Wechinewsky, P. M. (2019). A condição dos refugiados e de seus direitos humanos no século XXI no Brasil. Academia De Direito, 1, 279–304. https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2348

Edição

Seção

Artigos