O O sistema de precedentes no CPC/2015

a necessidade de uniformização da jurisprudência

Autores

  • Aline Vicenzi Gomes Universidade do Contestado
  • Morgana Henicka Galio Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2325

Palavras-chave:

Precedentes, Fundamentação, Segurança jurídica, Estabilidade, Integridade, Coerência

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar, a partir do Código de Processo Civil de 2015, um estudo sobre o sistema de precedentes e jurisprudência brasileira, a fim de responder o seguinte questionamento: a utilização do sistema de precedentes previsto no CPC/2015 contribui para uniformização da jurisprudência? Para a elaboração do presente artigo usou-se o método de abordagem dedutivo, sendo aplicada a técnica de pesquisa bibliográfica e documental, e ainda, um estudo de caso relevante para a questão.  Desta forma, foi analisada a necessidade da uniformidade, estabilidade e integridade das decisões judiciais e se há a aplicação na prática dos deveres de estabilidade, integridade e coerência no Poder Judiciário. Demonstrou-se que ainda com o sistema legal vigente, é possível encontrar em nosso ordenamento jurídico decisões dispares, sem a observância dos princípios de igualdade, legalidade e segurança jurídica, deixando o cidadão incrédulo e com falsa sensação de injustiça em nosso Sistema judiciário. Dessa forma, concluiu-se que é necessária a aplicação da teoria de precedentes para a uniformização da jurisprudência, para que os brasileiros possam dispor dos benefícios de previsibilidade, igualdade e efetividade nas decisões judicias.

Biografia do Autor

Aline Vicenzi Gomes, Universidade do Contestado

Acadêmica do Curso de Direito pela Universidade do Contestado, Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Morgana Henicka Galio, Universidade do Contestado

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Docente no Curso de Direito da Universidade do Contestado, Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Gomes, A. V., & Galio, M. H. (2019). O O sistema de precedentes no CPC/2015: a necessidade de uniformização da jurisprudência. Academia De Direito, 1, 255–278. https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2325

Edição

Seção

Artigos