Lei Maria da Penha

breves apontamentos sobre a contextualização de sua inserção no ordenamento jurídico brasileiro

Autores

  • Silviély Vollet Universidade do Contestado (UnC)
  • Paulo Silas Taporosky Filho Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2295

Palavras-chave:

Lei Maria da Penha, Violência doméstica, Tipos de violência, Punição

Resumo

O presente artigo relata, de modo conciso, de que forma se estabeleceu o cenário no qual foi promulgada a lei n.º 11.340/2006, trazendo um pouco da história de vida de Maria da Penha Maia Fernandes, nome com o qual a lei acabou sendo “batizada”, expondo sua trajetória pelas Cortes e Comissões Internacionais que acabou resultando na criação da referida lei. Ainda, aponta-se para algumas das atualizações que a lei sofreu desde a sua edição até os dias atuais, uma vez que essa legislação foi criada em agosto de 2006, com o intuito coibir a violência doméstica e familiar praticada contra a mulher. Ao mesmo tempo, a lei procurou criar mecanismos para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher, o qual tem por objetivo proteger a vida e estabelecer medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Conforme se demonstra, as formas de violências praticadas contra a mulher no âmbito doméstico e no âmbito familiar se diferenciam em diferentes tipos de violência, tais como a física, a sexual, a psicológica, a moral e patrimonial, elencando-se breves apontamentos sobre cada tipo de violência. Por fim, indaga-se se aquilo que se observa nessa mais de década da lei possibilita elencar a Lei Maria da Penha como uma lei efetiva no sentido de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Biografia do Autor

Silviély Vollet, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado (UnC)

Paulo Silas Taporosky Filho, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Especialista em Ciências Penais, em Direito Processual Penal e em Filosofia. Professor de Processo Penal na Universidade do Contestado (UnC). Professor de Criminologia no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Universidade do Contestado (UnC). Campus Canoinhas, Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Vollet, S., & Taporosky Filho, P. S. (2019). Lei Maria da Penha: breves apontamentos sobre a contextualização de sua inserção no ordenamento jurídico brasileiro. Academia De Direito, 1, 83–99. https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2295

Edição

Seção

Artigos