Política pública energética no Brasil

as formas de fomento estatal ao uso de energias renováveis

Autores

  • Anna Paula Cherini Universidade do Contestado
  • João Carlos Valentim Veiga Junior Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2263

Palavras-chave:

Direito Ambiental. Fontes Renováveis de Energia. Políticas Públicas. Formas de incentivo. Isenção tributária.

Resumo

O aumento excessivo da demanda por energia elétrica importa na necessidade de um novo modelo de expansão socioeconômico. A energia é motivo de preocupação atualmente, visto que a maioria das fontes energéticas usadas no mundo não é renovável. Porém, tem-se à disposição novas fontes de energia, renováveis, que têm papel fundamental no combate às mudanças climáticas. O Brasil desfruta de diversas fontes de energias renováveis, com expressivo potencial de produção, a exemplo das energias solar e eólica. Nesse sentido é que se desenvolvem políticas públicas de incentivo à matriz energética com viés de sustentabilidade. Hoje, a energia hidrelétrica corresponde aproximadamente a 90% da matriz energética nacional. Apesar de ser considerada uma fonte limpa, causa impactos ambientais de elevada monta, com a inundação de imensas áreas habitadas ou não. Como forma de incentivo às energias renováveis verificam-se algumas modalidades de isenção tributária. Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a política pública energética no Brasil, analisando se as formas de incentivo existentes são suficientes para fomentar o uso de métodos alternativos de energia. Para tanto, constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, onde serão consultados instrumentos legais diversos e doutrinas inerentes à temática, tendo uma abordagem essencialmente qualitativa. Por fim, conclui-se que – a partir de incentivos governamentais para novos investimentos em infraestrutura energética –, as chamadas “novas energias” tenderão a crescer nos próximos anos.

Biografia do Autor

Anna Paula Cherini, Universidade do Contestado

Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado, Campus de Concórdia. Santa Catarina. Brasil

João Carlos Valentim Veiga Junior, Universidade do Contestado

Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Mestre e graduado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Professor no curso de graduação em Direito da Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Cherini, A. P., & Veiga Junior, J. C. V. (2019). Política pública energética no Brasil: as formas de fomento estatal ao uso de energias renováveis. Academia De Direito, 1, 305–322. https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2263

Edição

Seção

Artigos