A proteção animal e o controle de zoonoses em municípios da região do Alto Uruguai Catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2250

Palavras-chave:

Direito Ambiental, Direito dos animais, Política de Proteção e Bem Estar Animal, Alto Uruguai Catarinense.

Resumo

Com o passar dos anos cada vez mais a proteção animal vem assumindo um papel fundamental na sociedade. No Brasil, grande parte das tentativas de criação de abrigos, não obtém sucesso e terminam por nos evidenciar o descaso com o bem-estar animal e com suas necessidades. Há o dever de posicionar-se de forma mais sistemática, com uma visão a partir do próprio animal como indivíduo, levando em conta as particularidades psicológicas e de comportamento, com sua complexidade que foge à nossa total compreensão, a fim de assegurar ao animal de forma efetiva e irredutível as cinco liberdades animais, proporcionando local adequado para que o animal possa manifestar sua essência e seu comportamento natural livre de dores ou sofrimento, além do convívio com outros animais, fornecimento de alimentação adequada e zelar por sua vitalidade. O presente artigo tem como objetivo principal verificar como se dá a proteção animal em municípios da região do Alto Uruguai Catarinense. O método de pesquisa utilizado é o exploratório, com abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico-documental, ao fazer uso de doutrinas da área do Direito Ambiental, bem como de instrumentos legais de nível federal, estadual e municipal. A partir da análise, pode se constatar que inexiste na região objeto de estudo, uma política de proteção e bem estar animal, assim como pela ausência de legislação regulamentada a temática da proteção e bem estar animal na região de estudo. Ao final, conclui-se que as ações relacionadas aos direitos dos animais por parte do Poder Público, nos municípios pesquisados, são limitadas e pouco incentivadas, elencando-se – por exemplo – a inexistência de abrigos públicos ou centros de controle de zoonoses animais.

Biografia do Autor

Daniela Funkler Hertal, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito. Universidade do Contestado (UnC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

João Carlos Valentim Veiga Junior, Universidade do Contestado (UnC)

Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Graduado e Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Professor no curso de graduação em Direito. Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Hertal, D. F., & Veiga Junior, J. C. V. (2019). A proteção animal e o controle de zoonoses em municípios da região do Alto Uruguai Catarinense. Academia De Direito, 1, 100–118. https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2250

Edição

Seção

Artigos