Conciliação e mediação no Código de Processo Civil e sua aplicação na prática

Autores

  • Francieli Cristiane Macedo Universidade do Contestado
  • Morgana Henicka Galio Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2190

Palavras-chave:

Mediação, Conciliação, Código de Processo Civil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar os métodos adequados de resoluções de conflitos, mais precisamente a audiência de mediação e conciliação com base nas inovações constantes no Novo Código de Processo Civil instituído pela lei nº 13.105/15. O novo Código trouxe uma abordagem inovadora oportunizando as partes mais autonomia nas decisões priorizando sempre por meios não contenciosos de resolução de conflitos com intuito de contribuir para pacificação social e a humanização dos processos, onde partes podem firmar acordo antes e durante todo o processo, o que contribui para a celeridade e efetividade das lides e consequentemente a diminuição das demandas judiciais. O estudo se baseia em leis, doutrinas, artigos científicos publicados por profissionais especialistas na área de processo civil, além de manuais elaborados pelo Poder Judiciário e dados coletados no período do mês de abril de 2019 na 1ª Vara Cível da Comarca de Concórdia- SC, a partir do qual se constatou que apenas 4 % dos processos ajuizados evoluíram para a conciliação em audiência. O resultado observado indica a necessidade de esforço sobre a divulgação desses métodos alternativos como forma de aceleração de resolução das lides o que resultará em uma celeridade nos processos e a instauração de uma cultura de paz.

Biografia do Autor

Francieli Cristiane Macedo, Universidade do Contestado

Graduanda em Direito. Universidade do Contestado (UnC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Morgana Henicka Galio, Universidade do Contestado

Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Macedo, F. C., & Galio, M. H. (2019). Conciliação e mediação no Código de Processo Civil e sua aplicação na prática. Academia De Direito, 1, 146–162. https://doi.org/10.24302/acaddir.v1.2190

Edição

Seção

Artigos