Monitoramento de coliformes termotolerantes e sua resistência a antibióticos na sub-bacia do rio Marombas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.5546

Resumo

A qualidade microbiológica da água de rios é um dos aspectos que determina sua finalidade de uso, e baseia-se na concentração de coliformes termotolerantes. Entretanto, a presença de coliformes resistentes a antibióticos, apesar de não ser um critério considerado pela legislação, é um aspecto grave e preocupante porque ocasiona doenças de difícil tratamento e óbitos. O presente estudo avaliou a concentração de coliformes termotolerantes e sua resistência a ampicilina, ciprofloxacina e tetraciclina em quatro rios da Sub-bacia do Rio Marombas, em Santa Catarina. As coletas foram realizadas bimestralmente por um ano. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram separadas pelo teste de Tukey. O número médio de coliformes termotolerantes foi 709 . 100 mL-1, correspondente a classe 2, indicada para consumo animal e irrigação, em concordância com o uso da água feito pela população. Porém, 41% dos isolados de coliformes apresentaram resistência à ampicilina, enquanto 10% foram resistentes à tetraciclina e ciprofloxacina. Isolados resistentes foram encontrados em todos os rios, e em todas as coletas, o que indica alta frequência e abundante disseminação desses microrganismos. A presença de bactérias resistentes a antibióticos na água pode ocasionar graves problemas de saúde humana e animal, além de contaminar o solo quando utilizada para irrigação, provocando impactos negativos no ambiente e no ecossistema como um todo. Destaca-se, portanto, a importância do monitoramento de bactérias resistentes na água, a necessidade de programas de conservação ambiental e uso racional e correto dos antibióticos, para minimizar a ocorrência de resistência microbiana.

Palavras-chave: resistência antimicrobiana; qualidade microbiológica da água; coliformes termotolerantes.

Biografia do Autor

Fernanda Pucci Rosá, Universidade do Estado de Santa Catarina

Engenheira Agrônoma – mestranda em Ciência do Solo. Universidade do Estado de Santa Catarina. Lages. SC. Brasil.

Thais Fernandes Ronsani, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Engenharia Florestal. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil

Leticia Gonçalves Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Engenharia Florestal. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

Joni Stolberg, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Química. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

Nei Kavaguichi Leite, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

Sonia Purin da Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Ph.D. em Ciência do Solo. Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos - Departamento de Ciências Naturais e Sociais. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Rosá, F. P., Ronsani, T. F., Camargo, L. G., Stolberg, J., Leite, N. K., & Cruz, S. P. da. (2024). Monitoramento de coliformes termotolerantes e sua resistência a antibióticos na sub-bacia do rio Marombas. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 13, 183–195. https://doi.org/10.24302/sma.v13.5546

Edição

Seção

Artigos