Relação entre COVID-19, saneamento e indicadores do perfil municipal do estado do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v13.5078

Resumo

A Covid-19, caracterizada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tornou-se um desafio sanitário. Estudos de tendências sociais e ambientais podem contribuir para a gestão de surtos da Covid-19 pelas autoridades sanitárias e governamentais. Neste contexto, este estudo objetivou associar casos confirmados de Covid-19 com indicadores de saneamento e indicadores sociais de 152 municípios do Ceará. As associações foram determinadas por métodos estatísticos descritivos, histograma, diagrama de dispersão e coeficiente de correlação de Spearman, e multivariáveis, Análise de Componentes Principais - ACP. Os resultados mostraram que a mesorregião Metropolitana de Fortaleza foi classificada de intermediário a muito alto para o número de casos confirmados por Covid-19, aproximadamente 45,4%. Fortaleza, epicentro da doença, contabilizou quase 33% dos casos ocorridos na mesorregião. As mesorregiões do interior do estado: Noroeste Cearense, Norte Cearense, Sul Cearense, Centro-Sul Cearense, Jaguaribe e Sertões Cearenses apresentaram escala moderada ou baixa para a incidência do coronavírus. Pela ACP, as variáveis densidade demográfica, população com água e coleta de esgoto estiveram associadas aos confirmados com Covid-19. A análise de correlação de Spearman mostrou que existe relação positiva forte e significativa (p<0,05) entre os casos confirmados de Covid-19 com população com água e com coleta de esgoto e índice de desenvolvimento humano (IDH), assim como relação moderada entre casos confirmados de Covid-19 com produto interno bruto (PIB) per capita e IDH. Com base nos resultados conclui-se que o adensamento demográfico e a economia local estiveram mais associados à transmissão do SARS-CoV-2 do que os indicadores de saneamento básico.

Palavras-Chave: Indicadores municipais; Saneamento básico; SARS-CoV-2; Métodos estatísticos; Correlação.

Biografia do Autor

Herivanda Gomes de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pelo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (DEHA/UFC). Doutoranda em Engenharia Civil pela UFC/DEHA. Técnica de Suporte em Saneamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Fortaleza-CE, Brasil.

Lívia Arruda Castro , Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC). Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Fortaleza-CE, Brasil.

João da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Engenharia Civil - Recursos Hídricos pela UFC. Engenheiro da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). Fortaleza-CE, Brasil.

Allan Clemente de Souza, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Engª Civil - Saneamento Ambiental - Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental - DEHA (UFC), Mestre em Engª Civil - Saneamento Ambiental - DEHA (UFC). Assistente de Gestão IV da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece). Fortaleza-CE, Brasil.

Silvano Porto Pereira, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia Civil / Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é biólogo e especialista da Companhia de Água e Esgoto do Ceará. Fortaleza-CE, Brasil.

Rafael Santiago da Costa, Universidade Federal do Ceará

Mestre e Doutorando em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Engenheiro da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). Fortaleza-CE, Brasil.

José Carlos Mierzwa, Universidade de São Paulo

Pós-doutor na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard. Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo e Coordenador de Projetos do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água. São Paulo-SP, Brasil.

Francisco Suetônio Bastos Mota, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Saúde Pública (Saúde Ambiental) pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Membro da Academia Cearense de Ciências e da Academia Cearense de Engenharia. Fortaleza-CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-14

Como Citar

Almeida, H. G. de, Castro , L. A., Cavalcante, J. da S., Souza, A. C. de, Pereira, S. P., Costa, R. S. da, Mierzwa, J. C., & Mota, F. S. B. (2024). Relação entre COVID-19, saneamento e indicadores do perfil municipal do estado do Ceará. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 13, 31–46. https://doi.org/10.24302/sma.v13.5078

Edição

Seção

Artigos