Estudo dos coeficientes de mortalidade e morbidade por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) em Concórdia do Pará
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v12.4463Resumo
A precariedade em serviços de saneamento básico, principalmente na região Norte é considerada um grave problema por possuir relação direta com a ocorrência de doenças. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou descrever as ocorrências de Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) no município de Concórdia do Pará, no período de 2001 a 2010, a fim de conhecer por meio da elaboração de indicadores de mortalidade e morbidade, o grau de vulnerabilidade epidemiológica em decorrência da insuficiência no atendimento por serviços de esgotamento sanitário. As DRSAI “Diarreia e gastroenterite”, “Amebíase”, “Dengue”, “Leishmaniose” e “Outras doenças infecciosas intestinais” foram selecionadas por apresentarem um número mais significativo de ocorrências no local de estudo. Para elaboração dos indicadores, dados demográficos, de esgotamento sanitário e dados relacionados a óbitos e internações por DRSAI foram coletados nas plataformas do IBGE, DeepAsk e DATASUS, respectivamente. Os resultados mostraram que determinadas internações e óbitos por DRSAI podem estar relacionadas ao índice de cobertura (%) por sistema de esgotamento sanitário. No entanto, alguns dados utilizados podem estar sujeitos a falhas, visto que podem ocorrer subnotificações e sub-registros de óbitos e internações na rede pública de saúde. Dessa forma, recomenda-se a utilização de metodologias complementares, como a coleta de dados primários, a fim de obter resultados mais consistentes.
Palavras-chave: Esgotamento sanitário. Saneamento ambiental. Vulnerabilidade epidemiológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License. Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.