Contaminação do leite materno por agrotóxicos e implicações na saúde infantil

uma revisão sistematizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v11.3986

Resumo

Introdução: O aleitamento materno é uma via de eliminação de poluentes orgânicos persistentes, também conhecidos como agrotóxicos e pesticidas. Esta condição pode gerar conseqüências graves no crescimento infantil e alterações neurológicas em lactentes expostos a estes contaminantes. Objetivo: avaliar o impacto da contaminação do leite materno por agrotóxicos e suas implicações para saúde infantil. Métodos: as buscas desta revisão foram realizadas no PubMed, Medline e Scopus pelos descritores "Milk, Human", "Pesticide" ou "Residue Pesticide" e um total de 34 artigos foram selecionados. Resultados: Muitos estudos detectaram agrotóxicos no leite materno, especialmente organoclorados, em variadas concentrações. Dados controversos também foram identificaram em relação ao baixo nível dos pesticidas no leite e baixa avaliação de risco para lactentes. Houve associação entre o nível de contaminação com características maternas como número de gestações, idade, ocupação, condições sociais, de saúde e alimentação; e efeitos deletérios aos lactentes como alterações no crescimento infantil, na microbiota e comportamentais. Conclusão: a concentração de resíduos de agrotóxicos no leite materno se relaciona à características maternas. Lactentes mais expostos e de gestoras que apresentam maior vulnerabilidade podem apresentar efeitos deletérios à saúde, necessitando de avaliação pediátrica vigilante. As práticas do aleitamento materno e da minimização do uso de agrotóxicos devem ser sempre encorajadas.

Palavras-chave: Aleitamento materno; Agrotóxicos; Leite materno; Pesticidas.

Biografia do Autor

Amanda Souza Sandes, Escola de Nutrição, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bahia. Brasil.

Tamires de Carvalho Amorim, Escola de Nutrição, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bahia. Brasil.

Vitória Pinheiro de Queiroz, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Laise Cedraz Pinto Matos, Universidade Federal da Bahia

Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, Escola de Nutrição, Departamento de Ciência dos Alimentos. Doutora em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PIOS/UFBA). Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nutricionista pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). Bahia. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Sandes, A. S., Amorim, T. de C., Queiroz, V. P. de, & Matos, L. C. P. (2022). Contaminação do leite materno por agrotóxicos e implicações na saúde infantil: uma revisão sistematizada. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 11, 43–58. https://doi.org/10.24302/sma.v11.3986

Edição

Seção

Artigos