COVID-19 e doenças fúngicas invasivas

levantamento bibliográfico e patentário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v11.3865

Resumo

Com o surgimento da pandemia da COVID-19, diversos fatores contribuem para que os pacientes infectados se tornem suscetíveis a infecções fúngicas oportunistas. O objetivo deste trabalho foi apresentar o panorama das pesquisas sobre a COVID-19 e sua associação com as infecções fúngicas causadas por C. auris e por fungos da ordem Mucorales, mapeando também o desenvolvimento de produtos e de processos através da busca de depósitos de patentes. A produção científica nos anos de 2020 e 2021, no PUBMED, sobre mucormicose mostrou que 23,7% dos artigos traziam associação com a COVID-19. Com o termo C. auris, 1,6% dos artigos relaciona-se ao novo coronavírus. Dos depósitos de patentes encontrados, 24,1% são depósitos que associam COVID e os agentes das infecções fúngicas. A crise sanitária oriunda da COVID-19, juntamente com a associação das infecções fúngicas, alavancou a produção de conhecimento, produtos e processos em curto espaço de tempo. Há produções científicas e patentárias de vários países do mundo que são extremamente importantes para orientar na melhor conduta a fim de evitar perdas de vidas humanas.

Palavras-chave: Candida auris; Fungo negro; Patentes.

Biografia do Autor

Virgínia Michelle Svedese, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia de Fungos e Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Esdras Santos Macedo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Univasf.

Isabela Ferreira Leão, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Pernambuco. Brasil.

Michely Correia Diniz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bióloga, Bacharel e Licenciada pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutora em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora Associada da Univasf.  Docente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

Downloads

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Svedese, V. M., Macedo, E. S., Leão, I. F., & Diniz, M. C. (2022). COVID-19 e doenças fúngicas invasivas: levantamento bibliográfico e patentário. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 11, 25–42. https://doi.org/10.24302/sma.v11.3865

Edição

Seção

Artigos