Representações sociais de integrantes chave da Rota dos Butiazais a respeito da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v12.3545

Resumo

Introdução: Este estudo teve o objetivo de descrever as representações sociais de integrantes chave da Rota dos Butiazais em relação à saúde. Metodologia: Estudo qualitativo de abordagem descritiva, cuja coleta de dados foi realizada de março a abril/2020. Participaram da pesquisa 20 integrantes chave da Rota dos Butiazais. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas de forma presencial e enviados questionários auto aplicados via e-mail para 11 participantes, por motivo do isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19. Para tratamento dos dados utilizou-se o referencial teórico da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a análise de conteúdo temática de Laurence Bardin. Resultados: Para os integrantes da Rota dos Butiazais a saúde tem a ver com a questão espiritual, psicológica, equilíbrio da alma, da mente, estar centrado, porque a pessoa é um ser holístico. Expressam que a saúde é o equilíbrio das funções orgânicas, físicas, biológicas e químicas, que envolve todo corpo, praticar exercícios, cuidar da alimentação, colher do pé, comer as coisas que são produzidas sem perder a força vital, beber água, ter um peso adequado, sem dores. Também que saúde tem relação com o bem-estar, plantar a saúde em casa, estar feliz, com suas energias. Conclusão: Os entrevistados expuseram que o butiá faz bem para a saúde, ter proximidade com a planta acalma e dá prazer, e essa troca com a natureza influencia a saúde, ocupa a cabeça, funciona como uma terapia.

Palavras-chaves: Ambiente. Teoria das Representações Sociais. Redes.

Biografia do Autor

Márcia Kaster Portelinha, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Enfermagem. Fisioterapeuta. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul. Brasil.

Rosa Lía Barbieri, Embrapa Clima Temperado

Bióloga. Doutora em Genética e Biologia Molecular, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado. , Pelotas, Rio Grande do Sul. Brasil.

Marilu Correa Soares, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira Obstetra. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública EERP-USP. Professora aposentada da FEN-UFPel. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, Adolescentes, Mulheres e Famílias (NUPECAMF). Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Portelinha, M. K., Barbieri, R. L. ., & Soares, M. C. (2023). Representações sociais de integrantes chave da Rota dos Butiazais a respeito da saúde. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 12, 93–106. https://doi.org/10.24302/sma.v12.3545

Edição

Seção

Artigos