Análise físico-química e da eficácia microbiológica de álcool em gel comercializados em farmácias de Mafra (Santa Catarina)
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v11.3537Resumo
O uso do álcool gel em procedimento de antissepsia das mãos e desinfecção de superfícies representa uma prática frequente nas instituições de saúde. Com a pandemia Covid-19, tornou-se hábito da população o uso do mesmo. O objetivo do trabalho foi analisar características físico-químicas bem como a eficácia microbiológica de diferentes marcas de álcool em gel comercializados em farmácias no período da pandemia de Covid-19. As análises físico-químicas compreenderam o teor alcoólico, cor, aspecto, valor de pH e resistência à centrifugação, e para a análise da eficácia microbiológica realizou-se um teste de desinfecção de bancada frente a bactérias Gram-negativas com cepa padrão de Salmonella typhimurium (ATT 14028). As amostras estudadas se encontram dentro dos padrões esperados para os aspectos físico-químicos bem como apresentaram eficiência na eliminação de bactérias em superfície contaminada.
Palavras-Chave: Álcool em gel. Eficácia microbiológica. Análise físico-química. Controle de qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License. Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.