Educação em saúde em um centro de convivência de idosos

relato de uma equipe interprofissional

Autores

  • Samarah Rafaela Bevilaqua Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Isabela Medeiros dos Anjos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Laura Pereira Silva Faculdades Integradas de Três Lagoas
  • Lindemberg Barbosa Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Danielle Gobbo Mendonça Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nathalia Sabino Bavia Faculdades Integradas de Três Lagoas
  • Tatiana Carvalho Reis Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3428

Resumo

Introdução: Com a mudança do perfil demográfico e o aumento da prevalência de doenças crônico-degenerativas, atribuídas ao envelhecimento e mudanças de hábitos de vida da população, surge a necessidade de repensar nas ações ofertadas pelos serviços de saúde. A integralidade nas ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde estão previstas no Sistema Único de Saúde no Brasil, levando em consideração os determinantes e condicionantes sociais de saúde da população¹. As ações de educação em saúde para a população idosa abordam sobre as alterações decorrentes do processo de envelhecimento, e motiva o idoso a adotar hábitos de vida saudáveis, a independência, a autonomia e a satisfação com a vida. Em outro escopo, está a necessidade de um novo perfil de profissionais de saúde pautado na formação interprofissional. A atuação de uma equipe interprofissional nas ações de educação em saúde torna-se fulcral para proporcionar um cuidado integral a população². Objetivo: Relatar a experiência de discentes do grupo PET-Saúde Interprofissionalidade na realização de uma ação de educação em saúde com um grupo de idosos. Metodologia: Relato de experiência acerca de uma atividade de educação em saúde realizada pontualmente em novembro de 2019, em um centro de convivência de idosos no município de Três Lagoas, MS. A atividade foi planejada e realizada por discentes de enfermagem, farmácia e medicina. A ação abordou sobre prevenção do câncer de próstata. Resultados: A ação foi realizada no período matutino, com o objetivo de explicar aos idosos sobre o câncer de próstata visto que os usuários que frequentam o serviço são considerados do grupo de risco. Realizou-se uma roda de conversa com os participantes e inicialmente abordou-se sobre a doença e sua evolução, formas diagnósticas, tratamento e prevenção. Em seguida, foram tiradas dúvidas que surgiram e entregue um folder com um resumo do tema abordado. Após a atividade, os discentes se reuniram para discutir acerca da ação realizada. Os discentes perceberam que o objetivo proposto durante o planejamento da ação foi alcançado, uma vez que os idosos participaram, sentiram-se confortáveis com o assunto e confiantes para tirar as dúvidas. A troca de experiência com a população foi de extrema importância para os discentes do PET. Também se observou que a interação e a reflexão por meio da construção coletiva envolvendo discentes de diferentes áreas profissionais, além de proporcionar uma visão mais ampla sobre o tema abordado propiciou o desenvolvimento de valores necessários para a prática colaborativa como o respeito, a troca de saberes e a comunicação. Considerações finais: Conclui-se que fomentar a educação interprofissional durante a graduação agrega conhecimento tanto para os discentes como para a população, além de contribuir na formação de profissionais que saibam trabalhar juntos e interativamente com o propósito de melhorar a qualidade da atenção.

Palavras-chave: Educação Interprofissional. Educação em Saúde. Assistência Integral à Saúde.

Biografia do Autor

Samarah Rafaela Bevilaqua, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista PET. Aluna do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Isabela Medeiros dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista PET. Aluna do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Laura Pereira Silva, Faculdades Integradas de Três Lagoas

Bolsista PET. Aluna do curso de Farmácia das Faculdades Integradas de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Lindemberg Barbosa Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista PET. Aluno do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Danielle Gobbo Mendonça, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Voluntária PET. Aluna do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Nathalia Sabino Bavia, Faculdades Integradas de Três Lagoas

Bolsista PET. Aluna do curso de Farmácia das Faculdades Integradas de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Tatiana Carvalho Reis Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Tutora PET. Docente do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Bevilaqua, S. R., Anjos, I. M. dos, Silva, L. P., Barbosa Júnior, L., Mendonça, D. G., Bavia, N. S., & Martins, T. C. R. (2020). Educação em saúde em um centro de convivência de idosos: relato de uma equipe interprofissional. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 51–52. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3428