Contribuições do grupo Tutorial Dois para o PET-Saúde/Interprofissionalidade
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3418Resumo
Introdução: De modo a integrar ensino-serviço-comunidade, o PET-Saúde/Interprofissionalidade em Chapecó/SC reuniu a Secretaria de Saúde de Chapecó (SESAU) e três instituições de ensino superior (IES) do município: a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Organizaram-se cinco grupos tutoriais compostos por docentes e discentes dos cursos em Educação Física, Enfermagem, Medicina e Psicologia das IES participantes e com os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Cada grupo tutorial é designado a uma UBS do município, no qual são responsáveis por desenvolver ações conforme as necessidades locais, estimulando o desenvolvimento de competências colaborativas e do trabalho interprofissional¹. Objetivo: Relatar as ações e experiências com as práticas colaborativas desenvolvidas pelos petianos por meio do programa. Metodologia: Relato de experiência sobre as ações desenvolvidas pelo grupo tutorial dois do PET-Saúde/Interprofissionalidade, que atua no Centro de Saúde da Família (CSF), município de Chapecó/SC. As ações foram e estão sendo desenvolvidas no período que compreende do primeiro semestre de 2019 até os dias atuais. Resultados: Ao iniciar as atividades no CSF Eldorado, identificou-se a necessidade de trabalhar conceitos e fortalecer o conhecimento da equipe de saúde acerca das práticas colaborativas e do trabalho interprofissional. Realizou-se o mapeamento da estrutura do CSF, fluxo de atendimento e percepção dos usuários acerca dos serviços prestados na unidade. Para ampliar o conhecimento dos membros do grupo sobre a Rede de Atenção à Saúde, foram realizadas visitas em locais como o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e o Serviço de Atendimento Psicológico da UNOESC. Ainda, desenvolveu-se ações de prevenção do câncer de mama e colo do útero durante a campanha do Outubro Rosa e identificação da gravidez na adolescência como um problema local. Isso impulsionou o planejamento de uma atividade que será desenvolvida após retorno das atividades presenciais, envolvendo o planejamento familiar, possibilidades de inserção no mercado de trabalho, cursos profissionalizantes, ensino técnico e superior, além de atividades de promoção da autoestima de crianças e adolescentes. Em 2020, com as limitações impostas pela pandemia, foram produzidos resumos e artigos científicos, além da utilização das redes sociais como forma de se aproximar da comunidade, com postagens de materiais informativos sobre a COVID-19 e atividades para a promoção da saúde. Considerações Finais: As atividades desenvolvidas possibilitaram interligar os saberes de todas as profissões, promovendo a integração e colaboração, com a criação de oportunidades de aprendizagem conjunta, o que evidencia a possibilidade de se ter autonomia e interdependência simultaneamente.
Palavras-chave: Educação interprofissional. Profissionais de saúde. Sistema Único de Saúde. Desenvolvimento de recursos humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License. Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.