Consulta interprofissional
relato de experiência de um grupo do PET – Saúde Interprofissionalidade
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3416Resumo
Introdução: Segundo Matuda1, colaboração interprofissional é um termo utilizado para descrever a natureza da interação entre profissionais de diferentes campos do conhecimento, proporcionando uma atenção à saúde mais abrangente. Ela utiliza práticas mais participativas e busca trabalhar uma atenção recíproca entre os profissionais, usuários e comunidade, mas para que isso ocorra, é de extrema importância que aconteça a troca de informações entre os profissionais da equipe. De acordo com Zenaide2, a Organização Mundial da Saúde enxerga na educação interprofissional estratégias que possam auxiliar na crise mundial de saúde, também uma possível forma de reduzir os custos e melhorar a assistência em saúde. Essas competências são importantes para o aprendizado de futuros profissionais pois auxiliam na sua construção como tal, e principalmente, ajudam a promover a promoção, prevenção e melhora do tratamento. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos em uma ação interprofissional, de triagem e consulta com um grupo de usuários do SUS, portadores de doenças crônicas, e cadastrados no HIPERDIA da UBSF Iracy Coelho. Metodologia: Consiste em um relato de experiência vivenciada por acadêmicos de diferentes Cursos de Graduação da área da saúde, como enfermagem, nutrição, odontologia, psicologia, juntamente com a enfermeira preceptora da referida unidade, no Projeto do PET – Saúde – Interprofissionalidade da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Município de Campo Grande – MS, no primeiro semestre de 2020. Foram realizadas atividades de triagem e consulta norteada pelo trabalho interprofissional junto aos usuários portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Os usuários foram triados, orientados por meio de educação em saúde e agendados para consultas específicas/exames, de acordo com a necessidade. Resultados: Com a consulta interprofissional podemos compartilhar conhecimentos de diversas áreas. Nesta, cada usuário recebeu orientações referentes à saúde bucal, alimentação, atividades físicas e outros assuntos relacionados à saúde e as queixas. Essa colaboração interprofissional se torna resolutiva, pois atende diversas demandas de saúde do paciente. Desta forma, pode-se compreender melhor a dinâmica do trabalho avaliando suas potencialidades e limites, onde a comunicação entre os profissionais se tornou mais aberta possibilitando a consulta interprofissional. Considerações Finais: O atendimento interprofissional para usuários portadores de Doenças Crônicas, mostrou-se satisfatório, permitindo atender as reais necessidades dos usuários em diferentes áreas, culminando em uma assistência mais integral, bem como promove o desenvolvimento de competências colaborativas entre os acadêmicos dos diferentes cursos da área da saúde, que certamente irá influenciar de maneira positiva nas suas futuras trajetórias profissionais.
Palavras-chave: Educação Interprofissional. Doença Crônica. Diabetes Mellitus. Hipertensão.
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