O PET saúde em PARANAGUÁ/PR
potencialidades e desafios da educação interprofissional no Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3414Resumo
Introdução: O projeto 93, envolvendo os cursos de graduação em Saúde Coletiva, Serviço Social e Educação Física do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá/PR, enfatizou a construção da Educação Interprofissional (EIP) em Saúde no desenvolvimento de ações integradas inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), com extensão à rede intersetorial1. Objetivos: analisar de maneira crítica as potencialidades e desafios encontrados pela equipe do PET Saúde no município de Paranaguá/PR, no que tange à sua implementação visando a EIP no SUS. Metodologia: Relato de experiência sobre a implementação da educação e do trabalho interprofissional2 na rede de Paranaguá/PR, com equipes PET distribuídas em suas ações de atenção primária à saúde (APS) em territórios cobertos por Estratégias de Saúde da Família (ESF), vinculadas aos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), assim como nas abordagens intersetoriais com a Educação e Assistência Social, envolvendo a formação e participação de profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social, psicologia, nutrição e saúde coletiva do município. Resultados: Destaca-se como potencialidades do projeto, o desenvolvimento de ações implementadas por equipes interprofissionais dentro da proposta de integração da rede de atenção à saúde em Paranaguá/PR orientada por uma abordagem de EIP e intersetorial, voltada ao aprimoramento profissional dos serviços e da formação dos discentes dos cursos de Saúde Coletiva, Educação Física e Serviço Social. Destaca-se ainda a contribuição sobre as reformas e alterações curriculares dos cursos de graduação na área de saúde, por meio de reflexões no campo da formação profissional e o fomento à gradativa inserção dos discentes em equipes interprofissionais compostas por preceptores e professores de diversas profissões da área da saúde3. Como desafios, a quebra do corporativismo profissional, o qual fragmenta as ações que envolvem o processo de trabalho nas equipes; a mudança organizacional e de contrato/rotatividade dos profissionais designados aos serviços de saúde; a formalização da cooperação técnica interinstitucional de maneira a instrumentalizar a educação permanente em saúde; a readequação das ações em atenção às novas demandas dos programas de saúde do SUS e a nova demanda trazida pelo contexto da pandemia. Considerações Finais: a atuação do PET Saúde em Paranaguá demonstra potencialidades da EIP para o SUS com ações intersetoriais que impactam nos serviços, estudantes, preceptores e tutores envolvidos. Todavia, desafios persistem nos processos de organização, gestão e reorientação do trabalho, em conjuntura agravada pela pandemia.
Palavras-chave: Educação interprofissional. Formação profissional. Educação Permanente. Comportamento cooperativo. Sistema Único de Saúde.
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