O uso do Facebook pelo PET saúde litoral na educação e comunicação em saúde no enfrentamento à COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3407Resumo
Introdução: Sabe-se que a falta de acesso à informações de qualidade e a elevada disseminação de fake news pode representar grave impacto para a saúde no contexto da pandemia de COVID-19. Nesse sentido, o processo de educação em saúde, utilizando mídias sociais, surge como alternativa para contribuir com a difusão de informações técnicas de qualidade, atualizadas e de conteúdo acessível, considerando que as medidas de distanciamento social impulsionam o aumento de acesso online (Scheifer, 2020). Assim, o projeto de extensão “PET-Saúde/Interprofissionalidade” da Universidade Federal do Paraná, setor Litoral, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá e em consonância com as medidas de distanciamento social, intensificou as ações de educação e comunicação sobre a saúde para o combate à COVID-19 por meio da página “PET Saúde Litoral”, no Facebook. Objetivo: Analisar o envolvimento da comunidade a partir das publicações desenvolvidas pelo PET-Saúde em sua página do Facebook, no período pré e pós implementação de medidas de enfrentamento ao Coronavírus adotadas pelo Governo do Estado do Paraná, decreto nº 4230, o qual suspendeu as aulas presenciais em escolas e universidades públicas estaduais, entre outras (Paraná, 2020). Metodologia: Foram analisados dados de interação na plataforma Facebook, referente ao mês de fevereiro de 2020 – período que antecede as medidas para o enfrentamento ao Coronavírus no Paraná – e o mês de abril de 2020 (após decreto). A partir desta ferramenta (Facebook Business: Visão Geral), foi possível verificar comparativos dos meses supracitados referentes a: 1. Reações: Curtidas e outras maneiras de as pessoas reagirem às publicações da página e; 2. Alcance Total: O número de pessoas que viram qualquer conteúdo da ou sobre a Página (Facebook, 2020). Resultados: O item Reações demonstra que a maior interação do público com as publicações da página, no mês de fevereiro, foi de apenas 2 curtidas (cliques em “curtir”) no dia 4, ultrapassando apenas o dia 5 de fevereiro, que totalizou somente 1 clique em “amei”. Já a métrica de Alcance Total demonstra um recorde mensal de visualizações no dia 3 de fevereiro, com o total de 44 acessos no dia. Houveram mais acessos no mês de abril, o qual contou com 681 visualizações no dia de maior acesso (15 de abril) e um recorde mensal de 49 reações (41 “curtir”, 7 “amei” e 1 “triste”) no mesmo dia. A soma dos valores diários de Alcance Total resulta em 134 acessos no mês de fevereiro, contra 3.274 acessos no mês de abril de 2020. Considerações Finais: O aumento percentual do Alcance Total de abril em comparação ao mês de fevereiro aponta um crescimento de mais de 2.344% e nos confirma: o aumento expressivo no alcance das publicações da página “PET Saúde – Litoral” no período de distanciamento social; e a importância do uso dessa ferramenta como meio de comunicação para o fomento da educação social na saúde, a popularização das ciências e o combate à fake news.
Palavras-chave: Coronavírus. Acesso à Informação. Rede Social.
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