PET-Saúde/Interprofissionalidade
estudo de caso de um usuário da atenção primária à saúde de um município do oeste catarinense
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3400Resumo
Introdução: Instituído no ano de 2018, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade é um projeto de extensão com ações centradas no Ensino Superior e Profissional, e possui uma abordagem que contempla, além da interdisciplinaridade acadêmica, a pluralidade institucional, uma vez que abrange Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de caráter comunitário e Secretarias de Saúde, como no PET de Chapecó¹. Inseridos na Estratégia Saúde da Família, o projeto busca implementar a interprofissionalidade, que se mostra de suma importância pois permite uma abordagem integral na assistência à saúde². Objetivo: Relatar um estudo de caso complexo por integrantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade e profissionais de um Centro de Saúde da Família (CSF) da região Oeste de Santa Catarina. Metodologia: Inicialmente, elencou-se, dentro da área de abrangência do CSF, o caso complexo de um paciente em que se identificaram fragilidades possíveis de serem sanadas com uma abordagem interprofissional. Em seguida, os petianos, em reunião, definiram a data para realização da visita domiciliar, bem como quais seriam os integrantes a participar. Assim, a coordenadora do grupo, alguns preceptores e acadêmicos, acompanhados do Agente Comunitário de Saúde, foram até a residência do paciente. Destaca-se a formação multiprofissional da equipe que realizou a visita. Resultados: A partir da visita, observaram-se, principalmente, necessidades psicológicas no indivíduo, evidenciadas por relatos de episódios de amnésia, tanto no uso dos medicamentos, quanto nos hábitos diários. Além disso, o fato do paciente morar sozinho também se mostrou relevante, pois além de ir sozinho nas consultas, também apresentou dificuldades de compreensão no tratamento, o que prejudica a corresponsabilidade por sua situação de saúde. Diante disso, evidencia-se a necessidade de um olhar integral nas visitas domiciliares, o que pode ser proporcionado pelas práticas colaborativas e interprofissionalidade no ambiente de trabalho. Ou seja, ainda que a visita não seja realizada por uma equipe multiprofissional, os saberes compartilhados a partir das práticas colaborativas podem proporcionar aos profissionais as competências necessárias para prestar uma assistência integral à saúde do indivíduo, de modo a identificar fragilidades biopsicossociais e realizar o encaminhamento adequado³. Particularmente, este caso complexo proporcionou aos participantes a visualização de como a interprofissionalidade pode contribuir para a melhoria da qualidade da assistência. Considerações Finais: A experiência mostrou-se exitosa, tanto na melhoria da qualidade da assistência, quanto no acréscimo de conhecimento interprofissional dos petianos e profissionais de saúde envolvidos, que puderam experienciar as potencialidades das práticas colaborativas no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave: Colaboração Intersetorial. Ensino. Sistema Único de Saúde. Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License. Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.