Ações de promoção da saúde do PET-Saúde Interprofissionalidade no grupo das professoras do ensino básico de Paranaguá-PR

Autores

  • Lígia Panhozi de Camargo Nogueira Universidade Federal do Paraná
  • Jéssica Fritz da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Roberto Eduardo Bueno Universidade Federal do Paraná
  • Silmara Souza Lima Centro Municipal de Avaliação Especializado. Paraná
  • Alessandro Razzolini Lovera Universidade Federal do Paraná
  • Solange Barbosa Pinas Universidade Federal do Paraná
  • Ariadne Correia Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • Evaldo Ribeiro Junior Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3390

Resumo

Introdução: A formação profissional tem sido direcionada para o trabalho em equipe, de modo que, profissionais com diferentes formações articulam seu saber específico com o dos outros.¹ No ano de 2019, o município de Paranaguá-PR juntamente com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral iniciou uma parceria, com várias ações, no Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVP), com base na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, incorporada nas primeiras décadas do século XX, voltadas na perspectiva da promoção e prevenção da saúde das profissionais docentes.³ Com a chegada da Pandemia por Covid-19, as professoras entraram em quarentena e as ações presenciais do PET-Saúde foram suspensas. Com o intuito de dar continuidade e incentivar ações de promoção de saúde, a equipe precisou se readaptar por meio de atividades remotas. Objetivo: Relatar as ações realizadas do grupo Pet-Saúde com o PASVP de Paranaguá-PR. Metodologia: Com enfoque de relato de experiência, demonstra-se a elaboração de atividades do PET-Saúde e PASVP desenvolvidas com as profissionais. No dia 18 de Março de 2020, foram formuladas ações, através de uma rede social, voltadas à pandemia, com informativos sobre Covid-19, à promoção de saúde física e mental, vídeos e informações breves sobre alimentação saudável, de maneira a incentivar um vínculo entre todos de forma remota. Resultados: Verificou-se que antes da pandemia tivemos uma grande participação das professoras em atividades como: caminhada no Parque Estadual do Palmito, subida ao morro do escalvado, atividades na ilha do mel, participação no I Seminário Intermunicipal Programa de Atenção à Saúde e ao Trabalho do Professor, ioga, e grande adesão (89 professoras) no estudo diagnóstico sobre a qualidade de vida, nível de atividade física e autoimagem destes profissionais. Nestas atividades pré-pandemia percebe-se que o elo de ligação está na interação social, principalmente nas atividades na natureza, o fato de ser atividades em grupo com interação social encorajou muito a participação maciça. A partir do isolamento social, o uso de aplicativo possibilitou a manutenção das ações do PET-Saúde, com uma boa interação referente às informações de Covid-19 e pequena adesão às ações de promoção da saúde para os exercícios enviados. Conclusão: Observa-se que o PASVP foi percebido por sua importância de criar espaço para pensar a saúde das professoras.² As ações integradas entre PET-Saúde e PASVP, nas atividades presenciais favoreceu uma maior adesão às atividades propostas, de forma a melhorar a socialização dos participantes e na atenção integral à saúde. Em relação às atividades remotas durante a pandemia, houve uma baixa adesão, refletindo uma possível sobrecarga dos profissionais em trabalho remoto, aumentando as queixas e atendimentos individuais com a psicóloga do projeto e servindo como análise situacional para elaboração de novas estratégias.

Palavras-chave: Educadores. Docentes. Promoção da Saúde. Qualidade de Vida. Saúde da Mulher.

Biografia do Autor

Lígia Panhozi de Camargo Nogueira, Universidade Federal do Paraná

Bolsista no PET. Acadêmica do curso de Serviço Social. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Jéssica Fritz da Silva, Universidade Federal do Paraná

Bolsista no PET. Acadêmica do curso de Saúde Coletiva. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Roberto Eduardo Bueno, Universidade Federal do Paraná

Tutor no PET. Docente do curso de Saúde Coletiva. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Silmara Souza Lima, Centro Municipal de Avaliação Especializado. Paraná

Preceptora no PET. Psicóloga no CMAE - Centro Municipal de Avaliação Especializado. Paraná. Brasil.

Alessandro Razzolini Lovera, Universidade Federal do Paraná

Bolsista no PET. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Solange Barbosa Pinas, Universidade Federal do Paraná

Voluntária no PET. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Ariadne Correia Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Voluntária no PET. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Evaldo Ribeiro Junior, Universidade Federal do Paraná

Tutor no PET. Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Nogueira, L. P. de C., Silva, J. F. da, Bueno, R. E., Lima, S. S., Lovera, A. R., Pinas, S. B., … Ribeiro Junior, E. (2020). Ações de promoção da saúde do PET-Saúde Interprofissionalidade no grupo das professoras do ensino básico de Paranaguá-PR. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 19–20. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3390