Ações de promoção da saúde do PET-Saúde Interprofissionalidade no grupo das professoras do ensino básico de Paranaguá-PR
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3390Resumo
Introdução: A formação profissional tem sido direcionada para o trabalho em equipe, de modo que, profissionais com diferentes formações articulam seu saber específico com o dos outros.¹ No ano de 2019, o município de Paranaguá-PR juntamente com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral iniciou uma parceria, com várias ações, no Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVP), com base na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, incorporada nas primeiras décadas do século XX, voltadas na perspectiva da promoção e prevenção da saúde das profissionais docentes.³ Com a chegada da Pandemia por Covid-19, as professoras entraram em quarentena e as ações presenciais do PET-Saúde foram suspensas. Com o intuito de dar continuidade e incentivar ações de promoção de saúde, a equipe precisou se readaptar por meio de atividades remotas. Objetivo: Relatar as ações realizadas do grupo Pet-Saúde com o PASVP de Paranaguá-PR. Metodologia: Com enfoque de relato de experiência, demonstra-se a elaboração de atividades do PET-Saúde e PASVP desenvolvidas com as profissionais. No dia 18 de Março de 2020, foram formuladas ações, através de uma rede social, voltadas à pandemia, com informativos sobre Covid-19, à promoção de saúde física e mental, vídeos e informações breves sobre alimentação saudável, de maneira a incentivar um vínculo entre todos de forma remota. Resultados: Verificou-se que antes da pandemia tivemos uma grande participação das professoras em atividades como: caminhada no Parque Estadual do Palmito, subida ao morro do escalvado, atividades na ilha do mel, participação no I Seminário Intermunicipal Programa de Atenção à Saúde e ao Trabalho do Professor, ioga, e grande adesão (89 professoras) no estudo diagnóstico sobre a qualidade de vida, nível de atividade física e autoimagem destes profissionais. Nestas atividades pré-pandemia percebe-se que o elo de ligação está na interação social, principalmente nas atividades na natureza, o fato de ser atividades em grupo com interação social encorajou muito a participação maciça. A partir do isolamento social, o uso de aplicativo possibilitou a manutenção das ações do PET-Saúde, com uma boa interação referente às informações de Covid-19 e pequena adesão às ações de promoção da saúde para os exercícios enviados. Conclusão: Observa-se que o PASVP foi percebido por sua importância de criar espaço para pensar a saúde das professoras.² As ações integradas entre PET-Saúde e PASVP, nas atividades presenciais favoreceu uma maior adesão às atividades propostas, de forma a melhorar a socialização dos participantes e na atenção integral à saúde. Em relação às atividades remotas durante a pandemia, houve uma baixa adesão, refletindo uma possível sobrecarga dos profissionais em trabalho remoto, aumentando as queixas e atendimentos individuais com a psicóloga do projeto e servindo como análise situacional para elaboração de novas estratégias.
Palavras-chave: Educadores. Docentes. Promoção da Saúde. Qualidade de Vida. Saúde da Mulher.
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