A formação interdisciplinar em saúde
desafios e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3379Resumo
Introdução: O PET-Saúde/Interprofissionalidade é vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aos municípios de Curitiba e Piraquara. O projeto é formado por seis grupos com foco em temas específicos e interligados, um deles é denominado: “Educação Popular, Mobilização e Controle Social”, com atuação pautada no fortalecimento da participação da comunidade na formulação, fiscalização e execução das políticas públicas de Saúde. O grupo é composto pelos seguintes cursos: Enfermagem, Odontologia, Nutrição e Terapia Ocupacional. A interprofissionalidade é considerada como a principal estratégia que possibilita aos profissionais, docentes e estudantes de diferentes formações o compartilhamento de seus conhecimentos e experiências em uma prática profissional integrada, elaborada e executada coletivamente. Objetivo: Relatar a experiência do grupo “Educação Popular, Mobilização e Controle Social”, destacando as potencialidades e dificuldades da interprofissionalidade para a formação acadêmica e experiência profissional. Metodologia: Relato de experiência das ações desenvolvidas e de reflexões geradas no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2020, com foco na participação e controle social direcionados pelas discussões e atividades interprofissionais realizadas pelo grupo. Resultados: Por meio das atividades realizadas junto à comunidade do município de Piraquara, além de rodas de conversa entre os participantes do grupo, foi possível ressaltar as potencialidades e barreiras vivenciadas em relação ao trabalho interprofissional¹. No decorrer do desenvolvimento das ações percebeu-se o crescente domínio na incorporação da interprofissionalidade pelos integrantes, a qual se mostra como a grande fortaleza do projeto, devido à pouca exploração desta ferramenta dentro das unidades curriculares ofertadas pelos diversos cursos da saúde nas universidades brasileiras². O período de atuação na Atenção Básica, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Secretaria Municipal de Saúde com diversos profissionais, possibilitou o aprofundamento do conhecimento teórico-prático em relação ao conceito do controle social e também sobre os desafios de variados segmentos populacionais para este exercício democrático³, dentre eles podemos destacar a pouca disponibilidade de horário entre os cidadãos. A vivência proporcionada pela proximidade com os locais de atuação também colaborou com a elaboração e execução de intervenções mais precisas em relação às demandas regionais singulares, tanto individuais como coletivas. Considerações Finais: O projeto interprofissional contribui sobremaneira para a formação dos estudantes por meio do diálogo entre os diferentes profissionais, estabelecendo-se como uma forma profícua para integrar na teoria e na prática distintos conhecimentos.
Palavras-chave: Participação Social; Interdisciplinaridade; Formação profissional em saúde.
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