Covid-19 e impacto emocional em adultos

uma revisão sistemática

Autores

  • Daniela Viana da Silva Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Samuel Martins de Jesus Branco Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Adinailton Delmiro dos Santos Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v11.3290

Resumo

A pandemia da Covid-19 de forma inesperada mudou a rotina das pessoas. A interação entre as pessoas representava risco de contrair o vírus e as informações sobre infecções e mortes passaram a ser constantes nos noticiários. Assim, o objetivo dessa revisão foi estabelecer os fatores que influenciaram a saúde mental de indivíduos adultos durante os meses de março a agosto de 2020, durante a pandemia da Covid-19. A metodologia utilizada foi a pesquisa em três bases de dados, utilizando descritores e critérios de inclusão e exclusão. As publicações foram analisadas em três estágios: primeiro a seleção foi feita pela leitura dos títulos; segundo, pela leitura dos resumos; e terceiro, pela leitura do texto na íntegra. Um total de 88 publicações foram encontradas, e dessas 35 foram selecionadas para integrar essa revisão. As publicações foram bastante heterogêneas, tanto em relação ao país onde as pesquisas foram realizadas quanto na escolha dos participantes. Independente da amostra populacional, distintos níveis de comprometimento da saúde mental foram relatados; desses, ansiedade, depressão, estresse e medo foram os mais prevalentes. Essa revisão traz, portanto, o discernimento de que a saúde mental deve ser considerada nas análises de saúde, e é elemento crucial para a elaboração de planos estratégicos mais efetivos visando a saúde da população.

Palavras-chave: Pandemia; Infecção do coronavírus; Saúde mental.

Biografia do Autor

Daniela Viana da Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Genética e Biologia Molecular. Graduação em andamento em Medicina. Universidade Federal do Sul da Bahia. Bahia. Brasil.

Samuel Martins de Jesus Branco, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutor em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Graduado em Medicina. Universidade Federal do Sul da Bahia. Bahia. Brasil.

Adinailton Delmiro dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduando em Medicina. Universidade Federal do Sul da Bahia. Bahia. Brasil.

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Silva, D. V. da, Branco, S. M. de J., & Santos, A. D. dos. (2022). Covid-19 e impacto emocional em adultos: uma revisão sistemática. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 11, 114–130. https://doi.org/10.24302/sma.v11.3290

Edição

Seção

Artigos