Psicomotricidade para portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.292Palavras-chave:
Criança, Teste psicomotor, Transtorno do Deficit de Atenção com HiperatividadeResumo
O estudo foi realizado em uma instituição de apoio sociocultural, que atende crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais. A amostra contou com três meninas e três meninos de oito a onze anos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a Bateria Psicomotora (BPM) de Fonseca (1995) e observação de performance e desempenho de atividades psicomotoras por meio de pesquisa intervencionista. Os objetivos foram verificar o nível de desenvolvimento motor de portadores de TDAH submetidos a um programa de psicomotricidade. Os resultados de pré e pós-teste principais foram: no fator Equilibração o grupo evoluiu de Dispráxico para Eupráxico (2,77±33,40 – 3,47±41,39); no fator Lateralidade o grupo apresentou perfil Hiperpráxico, tendo preferencial direita no pré e pós-teste. No fator Noção de Corpo o grupo apresentou perfil Eupráxico (3,3±67,0 - 3,3±76,9); no fator Estruturação Espaço-temporal o grupo evoluiu de Dispráxico para Eupráxico (2,5±40,7 – 3,4±52,8); no fator Praxia Global o grupo evoluiu de Dispráxico para Eupráxico (2,3±41,5 – 3,5±56,2); no fator Praxia Fina o grupo apresentou perfil psicomotor Eupráxico (3,5±41,4 – 3,7±44,1). Resultados da intervenção pedagógica, que totalizava 118 pontos (Frequência absoluta): em pré-teste o grupo obteve a média de F.r. 97,8%. Em pós-teste a média de F.r obtida pelo grupo foi de 109,2%, significando que o grupo apresentou melhora de performance e desempenho considerada boa e a intervenção pedagógica com atividades psicomotoras apresentou-se como válida para portadores de TDAH.